25 outubro 2015

(944) APRENDENDO COM FRIEDRICH HAYEK: SOCIALISMO O CAMINHO PARA A SERVIDÃO.


  ‘O caminho para a Servidão’  que Hayek dedicou Aos socialistas de todos os partidos.


Publicado em 1944, este manifesto liberal constitui uma das denúncias mais veementes dos totalitarismos do século XX, vindo a obra a ter um sucesso assinalável.

Para Hayek, na sua natureza, o hitlerismo não se distingue do estalinismo, e a diferença entre socialismo e comunismo é uma mera questão de grau, pois todas estas ideologias contêm em si uma ameaça às liberdades públicas e individuais.

Há, por isso, que abandonar o caminho para a servidão – que a obra denuncia – e trilhar o da liberdade.

Lê-se na contracapa da edição de Abril de 2014 de Edições 70. A primeira edição foi publicada em 1977 pela “Teorema”.

(capitulo) 10

Porque é que os piores estão no topo?

“ Todo o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente “Lord Acton.

(…) É por isso que, numa sociedade que tende para o totalitarismo, os descarados e pouco escrupulosos serão provavelmente mais bem sucedidos. Quem ainda não viu isto não percebeu o abismo que separa o totalitarismo de um regime liberal, as diferenças absolutas entre todo o ambiente moral do colectivismo e a civilização ocidental, essencialmente individualista.

*

Regressemos por instantes ao momento que procede a supressão das instituições democráticas e a criação de um regime totalitário. Nesta fase, o elemento dominante da situação é exigência generalizada de uma accção governamental célere e determinada, sendo o descontentamento geral provocado pela lentidão e pela burocracia democrática, fazendo com que seja necessário agir por agir. 

Então, é o homem ou o partido que parecem suficientemente fortes e determinados “ para fazer andar as coisas “ que parece exercer a maior atracção. Neste sentido “forte” não significa apenas uma maioria numérica – é com a ineficácia das maiorias parlamentares que as pessoas não estão satisfeitas.

 Procuram alguém com apoio sólido, que inspire confiança e que possa levar a cabo aquilo que se propõe. É aqui que entra o novo tipo de partido, organizado segundo métodos militares.

“ O que permite impor um regime totalitário a todo um povo é o líder conseguir primeiro congregar um grupo que esteja preparado para se submeter voluntariamente à mesma disciplina totalitária que pretende impor aos outros”.

“ Que o socialismo só pode ser imposto em prática por métodos que a maioria dos socialistas não aprova é, evidentemente, uma lição aprendida por muitos reformadores sociais no passado”.

“ Um inimigo – seja ele interno (…) ou externo – parece ser um requisito indispensável do arsenal de um líder totalitário.

INFANTILISMO , DOENÇA DEGENERATIVA DO SOCIALISMO.


Bom dia.