16 junho 2013

(848) DE QUATRO EM QUATRO ANOS LEMBRAM-SE DO BARREIRO VELHO.



O centro histórico do Concelho do Barreiro, mais conhecido por Barreiro Velho, é um local decrépito e miserável com amigos que se lembram e aproveitam-se dele nas eleições autárquicas.

Conversa aqui, sardinhada ali, bailarico acolá , arraial com bejecas e lá elegem um ou dois, e desaparecem.
Não vou culpar esta gente de responsáveis da situação. Nem pensar!

A causa principal encontra-se na qualidade da política que se pratica há décadas na minha terra  ser muito baixa. Em geral o político que se expõe é mesmo muito medíocre.

Os políticos “barreirenses” com maior capacidade, conhecimentos, que serviram o Barreiro e não se serviram do Barreiro, desapareceram. Nunca foram muitos, a verdade seja dita. Mas houve.

Uma das explicações para este atraso estrutural está no mito transformado em dogma de “esta terra é de esquerda e continuará a ser “ que afasta muita gente que estaria interessada em intervir.

No fundo trata-se de um marketing que vende bem e nos levou à desgraça. (ajudo mentes com mais dificuldade que não ser de esquerda não implica ser de direita! Não sei se o contrário é verdadeiro.)

Recomendo-vos este livro, vem a propósito do que disse no último post:

Um eleitor culto é o terror dos autarcas incultos.



Cazzola serve-se de termos muito curiosos, da “esquerda sitiada”, da “esquerda medrosa”, da “esquerda pouco coerente”, da “esquerda míope” ou da “esquerda confusa “.

Leiam, é a primeira vez que recomendo este livro, editado em 2011, por que infelizmente na minha terra não há “politico” a saber da poda e à altura de o compreender, resta que há um barreiro barreiro que não dorme.

E não receiem Franco Cazzola que ninguém leu ou do artista “candidato mais popular ou simpático” (o singular é meu), vai continuar tudo como dantes e podem dizer o que vos vier à cabeça: 

aquela dos apartamentos existentes na Freguesia da Verderena (as segundas casas ? ) que os proprietários não as utilizassem e estivem fechadas seriam “confiscadas” e postas pela autarquia em aluguer compulsivo – é verdade?



Boa noite.