(846) HAYEK .
A distinção
no direito de sufrágio universal, de limitar a idade a partir da qual se pode
votar, permitia a Friedrich von Hayek (1899/1992) de contrapor que
“os ideais da
democracia também estariam melhor servidos se os funcionários públicos fossem
excluídos do voto “.
Interrogamo-nos se no futuro a democracia totalitária a idade já não será a
partir dos, mas, também até aos para excluir .
Não vota a partir dos 65, 70
ou 80 porque está ché - ché. Quem garantirá o contrário?
Neste pressuposto - de sufrágio universal - dizia Hayek:
Uma
democracia pode facilmente criar inúmeras leis injustas e ineficientes,
conceder privilégios e discriminar grupos.
II
O pensamento
de Hayek explica-nos a famigerada Contribuição Extraordinária de Solidariedade
sobre os reformados da segurança social , [a CGA não cabe neste raciocínio] inimaginável
em democracia, mas, já imaginável em regimes declaradamente totalitários e a “nossa”
imposta não representa nenhuma solidariedade. É vigarice!
Este “altruísmo”
do estado com o esforço alheio é um abuso e descarada hipocrisia da ditadura do
“politicamente correcto” e do “culto à democracia” jogando com palavras simpáticas; Hayek
deixa claro que o princípio da justiça distributiva é o oposto a uma sociedade livre:
a igualdade de benefícios é totalmente incompatível com a liberdade.
Hayek
considerava que a liberdade fica muitas vezes ameaçada pelo facto do povo delegar o poder e confiar naquilo que ele mesmo conhece de forma relativizada sem optar por uma postura de dúvida e questionar.
Aprendendo com a vida, sabe-se , que a liberdade individual preserva esta condição de duvidar e questionar.
III
É um
erro aceitar que a opinião da maioria deve ditar os padrões da sociedade, e , o
oposto do princípio que permitiu o avanço da civilização.
O avanço, como afirma
Hayek, consiste em poucos convencerem muitos.
Daí que Hayek reconheça em Aristóteles a
verdade sobre o “culto à democracia “ entendida como simplesmente “o governo da
maioria “. Nessa maioria a democracia pode gerar - gera - poderes totalitários.
IV
A vida não
se compadece com o ponto de partida de cada um, pois, a herança genética já nos
tornará a todos diferentes.
Depois, o
ambiente familiar, a família no seu todo, a educação dos pais, os círculos de
amizade, terão sempre uma grande influência na formação do individuo e cada um ,de livre- arbítrio ,será responsável por si e pelos múltiplos caminhos que escolher .
E , os calimeros [frustrados de mente de caranguejo] continuarão a sonhar com a igualdade,
enredados na inveja “ a mais antissocial e maligna de todas as paixões “.
Boa tarde.
<< Home