18 abril 2013

( 840 ) O SOCIALISMO SEGUNDO FRIEDRICH A . HAYEK.




O que sempre fez do Estado um verdadeiro inferno foram justamente as
tentativas de torná-lo um paraíso.

F . Hoelderlin

“Talvez possa parecer injusto empregar o termo "socialismo" para designar os
métodos e não as suas finalidades, ou aplicar a um determinado método o termo que
para muitos exprime um ideal último.

Seria preferível talvez chamar de colectivismo os métodos que podem ser usados para uma grande variedade de fins, e considerar o socialismo uma espécie desse género.

 No entanto, ainda que para a maioria dos socialistas somente uma espécie de colectivismo represente o verdadeiro socialismo, não devemos esquecer que o socialismo é uma espécie de colectivismo e que, portanto, tudo o que se aplica ao colectivismo se aplica também ao socialismo.

Quase todos os pontos de divergência entre socialistas e liberais referem-se aos métodos comuns a todas as formas de colectivismo e não aos fins específicos para os quais os socialistas desejam empregá-los; e todas as consequências decorrem dos métodos colectivistas  independentemente dos fins para os quais são usados.

Também não devemos esquecer que o socialismo não é apenas a espécie mais importante de colectivismo ou de "planificação"; é também a doutrina que persuadiu inúmeras pessoas de tendências liberais a se submeterem mais uma vez ao rígido controle da vida económica que haviam abolido, pois, segundo Adam Smith, tal controle faz com que os governos, "para se manterem, sejam obrigados a tornarem-se opressores e tiranos".

O Caminho da Servidão de Friedrich A. Hayek. Para fazer o download do livro com 256 páginas [Arquivo PDF]: clique aqui! )




Boa noite.