16 abril 2013

(839) O NAZISMO NÃO FOI UMA SOCIEDADE SOCIALISTA TOTALITÁRIA ?



 Numa escapadela  dei com isto


- as aspas não são minhas – e, mesmo, não comungando  com a “tese”, trouxe-me à memória a lucidez de Ludwig von Mises.

Foi Mises quem caracterizou a Alemanha nazi como um estado socialista. 

Segundo Mises, o regime nazi nunca representou qualquer forma de capitalismo como a esquerda (comunistas e marxistas) conjectura e afirma sem reflexão.

Diz Mises, só aparentemente a Alemanha nazi era capitalista, ao permitir em mãos privadas algumas indústrias e meios de produção sob o controle do regime; o verdadeiro conteúdo da propriedade e dos meios de produção e planeamento pertencia ao governo alemão.

Continua Mises, era ao estado [o governo alemão] e não ao privado, nominal, quem decidia o que deveria ser produzido, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários pagos, e quais dividendos ou outros benefícios que seria permitido ao privado receber.

O que se alega da existência da iniciativa privada (capitalismo) no regime nazi, não foi além de servidores das opções do Estado Nazi [não confundir com o condicionalismo industrial da II República do Estado Novo].

Daí que Mises, argumenta, que os meios de produção no regime nazi era uma consequência lógica de princípios colectivistas fundamentais adoptados pelos nazis, de que o bem comum vem antes do bem privado, e que o individuo existe como meio e para os fins do Estado.

Mesmo, para quem desconhece Mises, a história sempre nos disse que o regime nazi foi mais um socialismo aberrante e bastava recordar o que significa a palavra “nazi”.

É uma abreviatura de “ der Nationalsozialistische Deutsche Arbeiters Parte “ ou seja: partido socialista dos trabalhadores alemães.

Repudie-se ou não o “jornalismo- barreirismo”, o opinador - veterano é um dos raros na minha terra que sabe escrever e tem ideias – mesmo não apreciando a maioria delas, julgamos aqui  ideias e não pessoas. Provavelmente ainda voltarei ao socialismo da nossa desgraça.



Boa noite.