06 maio 2013

( 844 ) O PODER LOCAL CALOTEIRO.



O PAEL -Programa de Apoio à Economia Local criou uma linha de mil milhões de euros para os municípios caloteiros poderem pagar as suas dívidas a fornecedores.



Dos setenta e um municípios caloteiros, na lista acima indicada, 9 recebem uma verba superior a dez milhões de euros, entre eles está a Cidade da Participação com cerca de 11 milhões de €.

No fundo, o Estado permite que estas câmaras caloteiras transformem dívida de curto prazo em dívida de longo prazo, em maturidades entre 14 e 20 anos: na prática estrangulam financeiramente os próximos 4 a 5 mandatos de quem vier – na impunidade?

O eleitorado em Outubro vai entregar isto a quem?

Se esta gente não fazia nada por causa da “crise” agora é que não fará mesmo nada com o sufoco da mini troika no Concelho do Barreiro.

II

Esta gente eleita, sem rigor no controlo de receitas e despesas, para manter o equilíbrio orçamental, não está a provocar a jusante o empobrecimento?

- Quantos destes fornecedores  deixaram de respeitar compromissos e obrigações ou faliram ?

- E os “trabalhadores “no fundo de desemprego: quantos?

- E as famílias “na-miséria”: quantas?

Há números ?

Esta gente não sabia que estava a gastar o dinheiro dos outros e a comprometer projectos empresariais e a vida futura das pessoas?

Para quando a criminalização do político eleito [condenado por violar a lei  seria impedido de se candidatar a qualquer lugar público] que não cumpre o princípio do equilíbrio orçamental e leva a autarquia - ou uma empresa com erário público - à bancarrota?

III

Dinheiro não lhes faltará no próximo mandato para retirar do centro da Cidade os cacos que ainda restam da estátua de Alfredo da Silva. 

Foi uma questão de tempo !



Boa noite.