07 março 2014

( 914) APRENDENDO COM ERIC HOFFER : OS FANÁTICOS

De Vitorcunha Vídeo Opinião Pública  - Matar governantes


I

 

“Quando chega o momento, só o fanático pode incubar um movimento de massas genuíno. Sem ele o descontentamento engendrado por homens de palavras militantes permanece à deriva e só pode redundar em desordens espúrias e facilmente suprimidas.

Sem ele as reformas iniciadas, mesmo drásticas, deixam o velho modo de vida inalterado, e a eventual mudança de governo geralmente equivale a mera transferência de poder, de um grupo de homens de acção para outro. Sem ele talvez não se possa começar de novo.

Quando a velha ordem começa a ruir, muitos dos homens de palavras vociferantes, que tanto rezaram por esse dia, são desbaratados. O primeiro vislumbre do rosto da anarquia aterroriza-os de morte.

Esquecem tudo o que disseram sobre o “POVO SIMPLES E POBRE “ e correm a pedir ajuda aos homens de acção fortes – príncipes, generais, administradores, banqueiros, latifundiários – que sabem lidar com a ralé e como enfrentar a maré do caos.

Tal não se passa com os fanáticos.

O caos é o seu elemento. Quando a velha ordem começa a quebrar, ele entra com toda a pujança e temeridade para rebentar com o odiado presente. Regozija-se ao ver o mundo a chegar ao fim.

 PARA O DIABO COM AS REFORMAS!

TUDO O QUE JÁ EXISTE É LIXO, E NÃO FAZ SENTIDO REFORMAR LIXO.

 Justifica a sua vontade de anarquia com a afirmação plausível de que não se pode começar de novo enquanto o velho atravancar a paisagem. Põe de lado os homens de palavras assustados, se ainda por lá estiverem, embora continue a exaltar-lhes as doutrinas e a verbalizar os seus slogans.

 Só ele conhece o anseio mais íntimo das massas em acção: o anseio por comunhão, por arregimentar hostes, pela dissolução da maldita individualidade na majestade e na grandeza de um colectivo vigoroso. A posteridade é a rainha; e má sorte a daqueles, dentro e fora do movimento, que se abracem e agarrem o presente.”

In DO FANATISMO O Verdadeiro Crente e a Natureza dos Movimentos de Massas/1951 Perinnal Classics/Eric Hoffer/Guerra e Paz, Editores 2007/ISBN 978-989-8014-58-0

II

… de onde vêm os fanáticos ? Na maioria das fileiras dos homens de palavras não criativos, disse Hoffer .

III


Constituição da República Portuguesa
ARTIGO 272º -(Polícia)
1- A polícia tem por funções defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos.
2. As medidas de polícia são previstas na lei, não devendo ser utilizadas para além do estritamente necessário.












Boa tarde.