31 janeiro 2014

(908) DEMOCRACIA SOCIAL CORPORATIVA.


“A verdade não é uma posição que se transmite de quem sabe para quem não sabe, mas uma descoberta, uma rememoração que se faz na acção dialógica”. 

Desconfio!

II

A rememorar os quase quarenta anos da democracia – social-corporativa descobre-se que há 2 milhões de portugueses (Vítor Rainho/Tabu/17 Janeiro) que diariamente vive o lavar de roupa suja “nem as prostitutas cansadas de uma vida feita entre o Cais do Sodré e o Intendente costumam usar “ adentro dos outros milhões que ainda acredita em tudo o que ouve e lhe dão a ver nas televisões ao serviço do embuste ideológico das utopias igualitárias e libertárias leva-nos no tempo … ás saudades do futuro.

III 
   
Quem rememorar e fizer as contas constata que das três Republicas Portuguesas a actual, sendo a mais moderna e a mais civilizada, é aquela que deixa para trás mais portugueses, muito mais do que as outras duas juntas, provavelmente não fosse ela a única a “abrir caminho para uma sociedade socialista”.

















IV

O poder do politicamente correcto instituído nunca permitiu que se discutisse as honras aos lutadores antifascistas para sabermos se lutavam pela democracia e pela liberdade ou só pelo derrube e destruição da ditadura e de liberdade depois via-se.

Porque substituir a ditadura autoritária do Estado Novo do Tarrafal por uma outra ditadura do proletariado do Gulag nunca se discutiu como se não discute o que se entende por socialismo democrático; se no socialismo real mata-se os ricos no democrático rouba-se os ricos para profissionalizar a pobreza?

E no socialismo democrático há capacetes motas e gajas que cheguem para todos ?

Não há retórica que nos salve.








Boa noite.