30 dezembro 2013

(902) HARMONIA.




“Harmonia era, na mitologia grega, filha de Zeus – o “Deus supremo, senhor do raio, do trovão e da chama, que governa o mundo “ – e de Electra.

Mas, segundo Heraclito (séc. VI a.C.), “ a bela harmonia nasce das coisas contrárias e tudo brota da oposição”. Parece, afinal, ser algo que brota de todo o lado, que permanece e perdurará.

A civilização grega considerava a harmonia cósmica com a “ordem bela do Universo “. E, nos nossos dias, continuamos a extasiar-nos perante a maravilha da Harmonia Universal. Quando à noite, nos sentamos serenamente a olhar os astros, podemos sentir-nos pequeninos perante a imensidão do universo, mas vibramos com toda aquela infinita Harmonia.

Poder-se- á admitir até que indivíduos menos atentos e os espiritualmente menos evoluídos tenham uma menor capacidade para se sintonizar com a Harmonia Universal.

Talvez não seja necessária a prática de qualquer ritual religioso para nos identificarmos com a Harmonia Universal. Ela está aqui e em todo o Universo. Ela existe agora e sempre.

A natureza irradia Harmonia. Podemos sintonizar-nos com essa Harmonia pelo nosso pensamento, pelas nossas palavras e atitudes.

Compreendemos que as Leis que regem o Universo são naturais e imutáveis, abarcando todas as partículas, desde a mais insignificante poeira cósmica até à maior das suas galáxias, passando pelos reinos mineral, vegetal e animal e, nomeadamente, pelo Homem. Cada uma dessas partículas tem espelhado em si o Todo.

Perante a imensidão do Universo, compreendemos a beleza das suas Leis, o prazer em nos identificarmos com elas.

Nesta perspectiva, o ser não se sente inferior a esta ou àquela entidade mais ou menos reverenciada, nem se sente superior seja a quem for.

Não sente necessidade de se ajoelhar ou de se deitar no chão voltado para um qualquer ponto, a fim de pedir favores a Deus ou a um seu representante. Mas aprende a elevar respeitosamente o seu pensamento, em qualquer local, haja o que houver, aconteça o que acontecer.

Sem necessidade de impor seja o que for, seja a quem for”.

(Ser Espiritual/Da evidencia à Ciência/Luís Portela /Gradiva 2013/1ª edição Junho de 2013 /13ª edição Novembro de 2013/ISBN 978-989-616-535-2.)





Boa tarde.