16 novembro 2013

( 894 ) QUANDO A STARA ZAGORA ENGOLIU A DOM MANUEL DE MELO.


Estas ruas barreirenses, tornadas antagónicas com o 25 de Abril, recorda-nos a intolerância e o pouco respeito do Poder Local, saído da democracia, quando a história é contrária a planos partidarizados de génese totalitária , no entanto, é pouco provável que  uma delas venha a precisar de revisionismo histórico.














 As ruas já estão inscritas, nas coisas boas e nas coisas más da minha terra, na Terra da CUF, e da “aristocracia operária “.

E recorde-se esta  golpada reaccionária ,para memória futura ,de meados da década de setenta, no primeiro mandato antifascista que durou de 1976 a 1989 com a FEPU, a Rua Dom Manuel de Melo, que ladeava o Campo de Jogos do Futebol Clube Barreirense (fundado em 1888) com o mesmo nome, foi engolida pela Cidade Búlgara de Stara Zagora e o nome maldito de um Melo era mesmo para desaparecer definitivamente.

 Os moradores viram as suas moradas na lista dos TLP substituídas, sem qualquer “aviso”. Nos recibos da água e electricidade a alteração foi imediata. Naquela época uma reacção extemporânea poderia trazer consequências inimagináveis. Estávamos na terra que perseguia a chegada e a venda do Expresso, aos sábados de manhã, junto ao Tico Tico: fascista! Uhhh. Uhhhh.

Sem data exacta, algum tempo depois, a Rua Dom Manuel foi regurgitada.

A placa toponímica andou “desaparecida” anos e anos (na origem foi colocada na parede dos armazéns de vinhos do “Fortunato da Arruda” em frente ao Jardim dos Franceses, para onde voltou à parede imunda).

No Barreiro, meia dúzia de pessoas conhecem esta porta de acesso ao mundo soviético, o mundo de Cunhal, pela Bulgária, que nos levaria no futuro a ” integrar-nos ” nos países de leste.

BARREIRO – CIDADE GEMINADA COM STARA ZAGORA, NA BULGÁRIA

 ЛИђ℮Η ŒЛǽ ǽΣЛǽΣΨΞǺƯИђ

Que fique o nome de Stara Zagora, um bonito apelido para uma Vanessa:

Vanessa Stara Zagoravitch lusófona a Rosa Luxemburgo portuguesa da margem sul- e anule-se a geminação como tal; seria uma decisão inteligente, uma clarificação do desejo democrático desta autarquia, do mesmo modo como foi derrubado o muro de Berlim pelo POVO em 9 de Novembro de 1989.













A "Stara Zagora " é a antecessora da destruição da Estátua de Alfredo da Silva três décadas depois , e vem de longe a obsessão do partido comunista em destruir, no Barreiro, tudo o que esteja ligado à memória da “roda dentada” CUF.

Quanto ao nome de “Campo D. Manuel de Melo “ (que substituiu o Campo do Rossio) foi deliberado em Assembleia Geral de 14 de Fevereiro de 1952, ele surge

 “como preito de gratidão para com a Administração da Companhia União Fabril por o muito que o Futebol Clube Barreirense lhe ficava devendo nos benefícios que lá introduzia “ 
(70 anos de vida do Futebol Clube Barreirense (página 27) /José Rosa Figueiredo/edição do autor).


Boa tarde.