23 fevereiro 2010

( 647 )JOSÉ PEDRO PINTO LEITE, MALANGATANA O PCP E A “DEMAGOGIA LIBERALIZANTE “.

Malangatana esteve cá na segunda-feira. É tudo.Ou seria tudo mas não é.

I
A propósito do alarido que aqui se faz relacionado com o artista plástico e que o Barreiro Novo se apropriou como seu ícone cultural, recordo um acto seu de justiça e de humanismo substanciado na pintura da capa deste livro
as águas do rio Mansoa, a invadirem as escadarias de acesso à Assembleia Nacional
uma recreação de Malangatana (amigo da família Pinto Leite) feita em 2003 de uma outra pintura sua de 1987, que teve como base um desenho a carvão, perdido no tempo, de António Maria irmão de José Pedro.


Esta história vem toda neste “livro – depoimentos” , projecto de Vasco Pinto Leite (irmão de Pinto Leite deputado e líder da Ala Liberal dos tempos de Marcelo Caetano morto em 25 de Julho de 1970 num “acidente” de helicóptero das FAP no Rio Mansoa, na Guiné que vitimou igualmente os deputados James Pinto Bull, Leonardo Coimbra e José Vicente de Abreu.

Obra imprescindível para entender o Barreiro Novo.


II


O que o pcp pensava dessa famosa e prestigiada ala liberal na Assembleia Nacional em 1969

(constituída pelos deputados:

Francisco Pinto Balsemão, Francisco Sá Carneiro, João Bosco Mota Amaral, João Pedro Miller Guerra, Joaquim Macedo Correia, Joaquim Magalhães Mota, Joaquim Pinto Machado, José Correia da Cunha, José Pedro Pinto Leite, José da Silva, Maria Raquel Ribeiro, Teodoro de Sousa.)

está aqui :

“Os fascistas mascarados de liberais e a demagogia liberalizante”

- é uma das muitas reacções do pcp à rotura de Sá Carneiro ,no seguimento da morte de Pinto Leite, com a sua renuncia de deputado , por outros igualmente seguida.

“ Os fascistas pensavam que a demagogia “liberalizante” e as manobras de captação, divisão e corrupção conseguiriam silenciar a voz da Oposição democrática e paralisar a sua acção.

Como os acontecimentos têm vindo a desfazer tais esperanças, os fascistas mascarados de liberais revelam o carácter da sua demagogia “

(comité central do partido comunista português em Agosto de 1969) .

O Sonho Desfeito ou Quanto Vale a Vida de um Homem?
Vasco Pinto Leite
2003/Edição tribuna da história
ISBN 972-8799-09-8



Boa noite.