13 dezembro 2009

(602) ESTA SEMANA FAZ 4 ANOS QUE ANDO NISTO SEM PARAR.

I


O barreiro velho arrancou despreocupado, em Dezembro de 2005, de cara descoberta, sem medos, sem constrangimentos, sem complexos.


Assumido!


Escrevo para mim numa escrita desabafo como quem está em Jerusalém curvado, com as mãos abertas espalmadas entre a cabeça e o muro, nas suas lamentações.

Quase diariamente chego aqui ao teclado e lamento-me da merda de terra a que isto chegou, que foi capaz de destruir na impunidade a memória colectiva, nos moinhos de maré ou no Centro Histórico, com tudo o mais que nos identificava.


Com a manipulação dos espíritos e das almas os destruidores tornaram-se muito apreciados e premiados.


II

Se escrever para mim é muito difícil, escrever para os outros é muito complicado, por consequência o barreiro velho à nascença nunca teve a pretensão de atrair empatias, ou ter muitos leitores, com o que por aqui se lê.

Em contrapartida, se suscita ódios é óptimo, é esse o bom caminho.




III

O maldito capitalismo na forma de consumismo travestido de Popota visitou os Paços do Concelho



[A Câmara Municipal do Barreiro acaba de confirmar a presença da conhecida personagem da cadeia de supermercados POPOTA na chegada do Pai Natal ao Barreiro, agendada para amanhã, dia 1 de Dezembro, pelas 10h00]

e percorreu com séquito as ruas




do centro da cidade no Barreiro Novo que Esteve em Obra, por isso foi a maior manifestação cultural das últimas décadas:






Este Natal não vai ser banal
Este Natal vai ser especial
Este Natal vai ser a loucura total
Vai ser o Natal da Po-po-po-po-po-...-ta!

Com a Popota é uma risota
Com a Popota a alegria não se esgota
Vai ser o Natal da Po-po-po-po-po-...-ta!




Se bem entendi, link no título, essa Popota trabalha para o Modelo , o mesmo que se apropria do natal e do nome de “crianças”, para aumentar a facturação.

Certo?

Se está certo, não será este espectáculo uma colaboração com “ Belmiro o capitalista” mais um dos que destroem o “pequeno comercio” no centro da Cidade?

Se no Barreiro o capitalismo é todo para abater, como compreender esta entreajuda?


IV



Quem tem boa memória não esquecerá a polémica à volta do “fascista Belmiro “ que enrolava e não construía a passagem desnivelada que vai do Modelo a Vila Chã.

Se existisse algum acidente por atropelamento na via rápida IC 12 o criminoso era logo o “Belmiro”.


A passagem entretanto está construída para proporcionar maior segurança aos imprevidentes, mas não esqueço uma noite de regresso ao Barreiro, muito próximo do Hospital (a um quilómetro do Modelo que está em sentido contrário) houve um atropelamento mortal na mesma faixa.

Na edição seguinte o Voz do Barreiro em toda a primeira página em parangonas exortava a malvadez do “capitalista Belmiro” responsável por mais um acidente na IC 21

O que mudou?

V



Quem acredita que as carreiras 9 e 10 a pararem a pedido no azul, saídas e entradas, vai aumentar as vendas no Centro da Cidade?

Isto


não é mais do que uma fantasia de Natal… à Po-po-po-po-po-...-ta!



Boa noite.