06 dezembro 2009

(599) FRANCISCO SÁ CARNEIRO: POLITICA SEM ÉTICA É UMA VERGONHA!


I

"Sá Carneiro, caloteiro, paga o que deves".



“Comunistas difamam Sá Carneiro:


- Intervenção de Francisco de Sá Carneiro na RTP, no dia 15 de Agosto [1980] , ladeado pelos ministros, onde nega a dívida à banca, difundida [14 de Abril 1976] pelo jornal comunista O Diário, [director Miguel Urbano Rodrigues] desde Agosto de 1979 e que está a ser julgada pelos tribunais, depois de queixa [22 de Agosto 1979 … afectavam profundamente o seu crédito e bom nome] à Policia Judiciária.

Outra forma larvar de combate a Sá Carneiro passa pela denúncia da respectiva união de facto com Snu Abecasis.

Os assessores de Eanes chegaram a rejeitar a presença da companheira do Primeiro-Ministro num jantar oficial, por ocasião da visita de Carter e até Mário Soares denuncia a circunstancia publicamente, em plena campanha eleitoral, ao mesmo tempo que o arcebispo de Braga, D.Eurico Nogueira, sublinha publicamente a evidência “ .

Adelino Maltez / in tradição e revolução/volume II página 656.


II


Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro do governo AD
[ o sonho frustrado : uma maioria, um governo, um presidente ] foi assassinado em Camarate no dia 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias “esclarecidas “em 2005 , ao fim de um quarto de século, na VIII Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate.

Foi o primeiro-ministro português, até hoje, mais vilipendiado e humilhado, desde a queda da monarquia constitucional, que tinha como crime principal achar que a politica sem ética é uma vergonha.


III


Sá Carneiro embarcava num bimotor Cessna, que ao levantar caía imediatamente às 20 horas, 16 minutos e 20 segundos, em avião alugado com destino ao Porto, para discursar num comício de campanha eleitoral de apoio ao general Soares Carneiro para PR.

(Eleições em que Ramalho Eanes venceu com 56,4% contra 40,35 % do candidato da AD, Otelo 1,5%, Galvão de Melo 0,8%).


Neste atentado terrorista morreram, para além dos pilotos Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa, o ministro da defesa Amaro da Costa e mulher Maria Manuel Amaro da Costa, o chefe de gabinete Patrício Gouveia, Sá Carneiro e [proprietária das edições dom Quixote]a “amante” Snu Abecasis assim eram apelidados pelos caluniadores e aproveitadores sem escrúpulos, consequências de Sá Carneiro estar impedido de um segundo casamento pela Igreja Católica.

Os corpos ficaram carbonizados e irreconhecíveis.

IV

Todos os Homens honestos mataram César .

A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade .

Marcus Tullius Cicero (106 ac/43 ac), Philippicae

PS


Recordando para quem desconhece:
(…)Alguém fez constar que o Primeiro-Ministro tivera uma dívida no Banco Pinto e Sottomayor, da ordem dos 150.000 contos, dívida essa que, quando Sá Carneiro chegou a Primeiro-Ministro, tinha sido objecto de um arranjinho com o Banco, de modo a que ele não surgisse como devedor. Os jornais encheram-se com a notícia. Houve pichagens por tudo quanto era parede limpa, nas quais caloteiro era o mínimo que lhe chamavam.
Pois bem. O Primeiro-Ministro não esteve com meias medidas. Quando o ruído se tornou insuportável, reuniu todo o seu Governo à sua volta, diante das câmaras da televisão, e explicou aos Portugueses o que se passara com essa dívida, de modo a não ficarem dúvidas em ninguém. Para além do mais, o facto de ter reunido à sua volta todo o Governo, deixou ficar no ar que a declaração que ele estava a fazer tinha por testemunhas todos os seus pares do Governo.



Boa noite.