05 novembro 2008

A PARTIR DE ONTEM O BARREIRO MERECE O NOME DE CIDADE.

I

A inauguração do Fórum Barreiro e a disputa, no mesmo dia, entre americanos de raça negra e a raça branca, augura que tanto no Barreiro como nos Estados Unidos da América, a partir de ontem, nada ficará como dantes.

II

Todos estamos felizes com o Fórum Barreiro (caído dos céus?) localizado no Centro da Cidade mais empedernida do Distrito de Setúbal.

III

Infelizmente ontem estivemos em delírio e carregados de emoções (não por inaugurarmos um hospital de retaguarda ou de serviços continuados, lares decentes para idosos, uma piscina digna do nome, um hotel, um teatro , um pavilhão gimno-desportivo ou uma biblioteca sei lá que mais) por 95 lojas, 14 restaurantes, 4 salas de cinema, 1 supermercado e… 726 lugares de estacionamento!

IV

Sinais do tempo e do capitalismo, melhor, do neo-liberalismo e do consumismo que mantém toda esta gente agarrada à vida .

V

O actual presidente camarada do comité central tem consciência politica que o crescimento e a modernização do Concelho do Barreiro com as novas ligações a Lisboa e ao Seixal, lhe vão dificultar o projecto/ambição politica de fazer aqui um museu da revolução com Workshops nos arejados passeios e praças do Centro da Cidade (tudo muito longe da estátua do fascista Alfredo da Silva), porém, ele sabe que tudo lhe fugirá do controlo num tempo muito curto, porque também sabe, que se pode empedernir uma cidade algum tempo, mas não todo o tempo.

VI

No título deste post está um curioso vídeo (e som desleixado) de um conhecido jornalista que no final da entrevista, à porta do Fórum Barreiro, pergunta ao senhor presidente:

- Está feliz?
(respondeu-lhe)

- Estou satisfeito!

Parecem mas não são sinónimos.
Amanhã procurarei explicar porque não são sinónimos recorrendo a Sigmund Freud e a Luca Signorelli e a outros.


Boa noite.