06 novembro 2008

FORUM BARREIRO E AS NOVAS SENSAÇÕES POLITICAS PENOSAS

I

Em 1898 Freud perante a memória desta imagem


“Os Condenados”Juízo Final de Orvieto (1499-1502 ) existente na Capela de São Brizio da catedral de Orvieto , inspirando na Divina Comédia de Dante”

conversando, teve “uma branca” e esqueceu-se do nome do celebre artista Luca Signorelli (1441-1504) unicamente lhe vieram à memória outros pintores.

Incomodado analisou o mecanismo que motivou a " branca” e conclui que não tinha sido um genuíno esquecimento mas se tratava de uma repressão do esquecimento de nomes próprios. A psicopatologia da vida quotidiana

O mesmo acontece no caso do esquecimento de uma palavra que representa a negação da memória em evocar recordações associadas a sensações penosas, recordações cuja evocação reproduziria tais sensações. (Conferências de introdução à Psicanálise).

II

Questionado no dia da inauguração do Fórum Barreiro se estava feliz o senhor presidente contrapôs com um estou satisfeito.

Acreditamos que estivesse satisfeito por terminar um projecto mas nunca feliz por não lhe pertencer a paternidade da obra.

Feliz estará a dupla Emídio Xavier/Luís Cerqueira com este Fórum Barreiro (mesmo castrado do seu plano original).

(Envergonhado deverá estar este Partido Socialista do Barreiro a pretender obter dividendos políticos de uma obra com rostos.)

III


O senhor presidente só estará feliz quando destruir definitivamente a Estátua do fascista Alfredo da Silva , um projecto seu.

Está satisfeito senhor presidente?

-Estou feliz !

Muito feliz



por destruir esta coisa ruim .

Boa noite