MADDIE A VERDADE DA MENTIRA. A DIGNIDADE DO PROFISSIONAL. O POLITICAMENTE CORRECTO
Escreve Gonçalo Amaral
Eis dois temas que me fascinam, porquanto dificilmente encontramos alguém com responsabilidades que defenda a sua dignidade e na sua actividade ( profissional ou politica ) não tema o politicamente correcto.
Não venho opinar agora o que nunca fiz sobre este caso.
Desde sempre foi minha convicção que o triste desaparecimento da pequenita inglesa com quatro anos passou em poucas horas de um estranho caso de polícia a um mais estranho caso de politica bajuladora à portuguesa.
Se me desaparecesse um filho a última coisa que imaginaria era contratar um porta-voz! (Mário Crespo)
O caso Maddie transformar-se-á dentro de algum tempo num absurdo caso estudo das obscenidades da política “internacional” ? (e o Vaticano?)
São médicos os pais da miúda.
É difícil interiorizarmos que esta profissão não está acima de qualquer suspeita?
( saiba mais na última SÁBADO )
É um facto sobejamente conhecido nos Países culturalmente subdesenvolvidos, como o nosso, a subserviência emocional – por educação – de tudo e de todos (temores oriundos dos tempos da inquisição) a “estatutos sociais” de quem tenha visibilidade como o médico o jornalista o comentador o deputado o dono disto e daquilo o presidente o doutor o engenheiro o major o arquitecto o juiz o comendador o apresentador de TV o jogador de futebol o padre a gaja e o gajo do jet set a muitos muitos mais, estes, acima de qualquer suspeita … nunca estão à mão e o zé povinho acredita neles .
Recomendo a leitura do livro apresentado por um ex-director da Policia Judiciária José Marques Vidal (juiz, escreveu em 2004 Justiça em crise, editado pela Quetzal).
Ficamos com pistas avulsas para muitas perguntas de como funciona esta coisa de “ transparência de meios” “estruturas policiais” “ligações” “politicas” etc. e “este” Ministério Público?
Maddie
A verdade da mentira
Gonçalo Amaral
Edição Guerra e Paz
Julho 2008
13,00 €
<< Home