04 julho 2013

(853) CARLO M. CIPOLLA, DAMÁSIO E O BARREIRO VELHO TRISTE.

O histórico Café Barreiro, edifício municipal adquirido [por direito de preferência] em Outubro de 2005 por 112 mil euros, num contracto de locação financeira ao Besleasing, com pagamento mensais em 20 anos, foi encaixotado!














É do historiador italiano Carlo Cipolla o primeiro estudo rigoroso (Nuno Severiano Teixeira (1990)) de um dos mais devastadores e incompreensíveis fenómenos da humanidade: a estupidez.

Cipolla constrói toda uma tipologia do comportamento humano, que divide em quatro categorias essenciais:

O imprudente. O bandido. O inteligente. O estúpido.

Aos três primeiros, partes do trivial, deixo-os de fora. É no último que está o perigo e a causa das coisas.

Escreveu Cipolla que o estúpido é aquele que, causando danos e perdas ao outro, não consegue, em contrapartida, qualquer vantagem para si próprio - o que é de todo impossível compreender é, sem dúvida, o estúpido.

Que explicação poderá haver para que uma criatura cause tantos danos e perdas, em tempo, dinheiro, tranquilidade ou bem-estar, sem em contrapartida ganhar alguma coisa para si?

De facto não há explicação. Não haverá mesmo?

Cipolla trata da teoria geral da estupidez em cinco leis:

1ª Lei: Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subavalia o número de indivíduos estúpidos em circulação.

2ª Lei: A probabilidade de que certa pessoa seja estúpida é independente de qualquer outra característica da mesma pessoa.

3ª Lei: Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa um dano a uma pessoa ou grupo de pessoas sem em contrapartida realizar alguma vantagem para si própria ou inclusivamente sofrendo uma perda.

4ª Lei: As pessoas não estúpidas subavaliam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular os não estúpidos. Em particular os não estúpidos esquecem que em qualquer momento e lugar, e em qualquer circunstância, pactuar ou associar-se com indivíduos estúpidos acaba por significar um erro com custos elevadíssimos.

5ª Lei: O estúpido é a pessoa mais perigosa que existe. O estúpido é mais perigoso que o bandido.

Questiona Cipolla: como é que tanta pessoa estúpida consegue lugares de poder?

Porque os estúpidos, que têm como os outros cidadãos direito de voto, as eleições oferecem-lhe uma ocasião magnifica (única!) para prejudicar todos os outros de uma só vez, sem obter obviamente qualquer ganho.

Conseguem assim, estupidamente, perpetuar os estúpidos no poder.

Conclui Cipolla: O potencial do individuo estúpido é determinado não só por factores genéticos, mas também pela posição do poder e autoridade que ocupa na sociedade.

Allegro  ma non troppo/Carlo M. Cippola/Ed. Il Mulino/Bolonha /1989/84 páginas.



















Boa tarde.

Nota:

A propósito da “teoria geral da estupidez “de Cipolla o “O Erro de Descartes- emoção, razão e cérebro humano “,António Damásio (1999), na página 71, elucida de que  

“as emoções não controladas e mal orientadas podem constituir uma das principais origens do comportamento irracional. Tão pouco negarei que um raciocínio que é à partida normal pode ser perturbado por inflexões subtis enraizadas nas emoções”.


Será isto a estupidez da politica da politica estúpida ?