31 janeiro 2010

( 635)COMEMORAR O 31 DE JANEIRO NÃO PASSA DE UMA TRAPAÇA QUE NÃO TEM NADA DE DEMOCRÁTICO.

“A insurreição militar no Porto, na madrugada de 31 de Janeiro de 1891, foi organizada localmente por alguns aventureiros e sargentos, à revelia da direcção do partido [Partido Republicano].

Rui Ramos in História de Portugal pg.552

II

“A história de Portugal está toda armadilhada”

Assim me respondeu um professor de história, na casa dos quarenta, por consequência era uma criança quando apareceu a III República , a uma questão que o empurrava para a polémica política .

III

Pertenço a uma geração que se politizou nos valores republicanos e que sempre lhe esconderam a sórdida política e a velhacaria da I República.

Uma República que morre aos dezasseis anos de tão amada que era.

Naquela época , no Salazarismo , defender a “República “ era contrariar a politica vigente e, deste modo, a única saída de boa fé para defender a “democracia e a liberdade de expressão” coisas pouco evidentes nos “valores republicanos”.

IV

No século XXI comemorar o centenário do regime republicano português exige sabermos muito bem do que se vai falar, porque não é começar bem, com esta inverdade republicana :

“a Carbonária, essa absolutamente secreta, e que era o braço armado da população”.

quando se sabe ,em democracia ,que a carbonária ,responsável do regicídio ,era o braço armado da maçonaria!

Seria o mesmo que dizer hoje que as “forças populares 25 de Abril “,do terrorista Otelo, era o braço armado do povo ,com duas dezenas de homicídios em sete anos
Aguardemos as sessões de “esclarecimento" até 5 de Outubro,com uma já marcada ( inicio de Fevereiro) no Barreiro .

Boa noite