23 janeiro 2010

( 631 ) ALFREDO DA SILVA E SALAZAR.

I

É mais uma investigação histórica de Miguel Figueira de Faria sobre as coisas da CUF.

Esteve no Barreiro, em 8 de Julho de 2004,no Auditório Municipal Augusto Cabrita, na apresentação de ALFREDO DA SILVA, BIOGRAFIA.


(Recordo
o simpático convite duplo que recebi da C.M.B., a que correspondemos com a nossa presença, numa casa cheia -sem exageros - a abarrotar, que acolheu nessa noite um dos netos de Alfredo da Silva, José Manuel de Melo, da família Melo.)

Miguel Figueira de Faria, não é um simples historiador que conta histórias por encomenda.

É Doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras do Porto.
Professor do Departamento de História, Artes e Património.
Presidente do Instituto de Investigação Pluridisciplinar da Universidade Autónoma de Lisboa.
Tem obras publicadas nas áreas de História da Arte, Urbanismo, Património, Estudos Olisiponenses, Numismática, História do Livro e da Edição, História do Brasil Colonial e História Empresarial.

II

(…) Figueira de Faria não é, propriamente, um escritor profissional.

É um cientista.
Por isso mesmo se compreende que a superioridade do seu trabalho não tenha de residir na elegância ou na fluência expositiva, a que o tema sem dúvida se prestaria, mas sim no rigor com que domina (...)
(…) nesta valiosa obra, que confirma um historiador de grande fôlego e nos define com mais foco dois homens marcantes da História portuguesa do século XX(...).

é nesta forma distinta que Jorge Morais
(rua do ácido sulfúrico: patrões e operários: um olhar sobre a CUF do Barreiro, Lisboa, Bizâncio, 2008) termina a sua análise a este livro,





Miguel Figueira de Faria
Alfredo da Silva e Salazar
Uma relação que clarificou o lugar da Economia e da Politica na formação do Estado Novo.
429 páginas.
Bertrand editora .Novembro 2009
ISBN : 978-972-25-2089-8



numa escrita singular in “ Alfredo da Silva visto com ciência: um industrial atípico na Ditadura “ , um raro artigo literário, fora dos hábitos do “Barreiro do Livro”, publicado no último JB de 22Jan10. Páginas. 8 e 9 .

Recomendo a sua leitura e obviamente o livro para ajudar a entender


este periclitante Barreiro Novo em que vivemos .


III


Não tinha nenhuma intenção de vos relatar a honraria recebida no barreirovelho. blogspot.com , mas ,as circunstancias assim me obrigam .


E quando as circunstâncias nos obrigam … respeitemo-las!


Não aprecio muito o alardear de vaidades, no entanto, a bulimia de vaidades e de água benta, cada um deve saciar-se à sua vontade.


IV


Miguel Figueira de Faria, referenciando a bibliografia do industrial, chamando-a de uma bibliografia animada, na sequência da comemoração do centenário da instalação da CUF no Barreiro, refere as obras de António Camarão, A. Sardinha Pereira e José Miguel Leal da Silva. Jorge Morais, Vanessa de Almeida, Fernando Sobral, Elisabete de Sá e Agostinho Leite.



página 8 .ponto 4 .


(… ) como comprovativo do interesse que a vida e obra do industrial tem despertado recentemente, um conjunto bibliográfico ao qual se deverá ainda acrescentar a atenção dedicada à temática na blogosfera , valendo a pena referir neste caso os blogues Fábrica Sol , Barreiro Velho (…)


Obrigado.

Boa noite.