16 janeiro 2010

( 627 )PAPÁ! GRANDE PILINHA A TUA! GRANDE? HÁS-DE VER A DA TUA MÃE!


Fritz Kahn em a “A nossa vida sexual “ [um best -seller editado em 1964] no capitulo dedicado às “directrizes para a instrução sexual da criança” em relação à “A nudez” recomendava aos pais [ um homem e uma mulher] :

“ A propósito de nudez é preciso manter-se num termo médio, sem praticar o culto do nu nem o exibicionismo.

Ao aproximar-se a puberdade, evitar a exibição, entre os dois sexos, dos corpos nus.

Mas a nudez em si não deve ser marcada com o sinete de imoral, pois de facto não o é.
Não se diga: “ Deves envergonhar-te de estar nu” e que ninguém se cubra irritado ao ser surpreendido nu por uma criança.

Pois com isso obtém-se exactamente o contrário: faz-se a criança cobiçar uma coisa até então indiferente, cria-se uma tentação inexistente.

Os pais podem tomar um duche junto com os filhos e as mães com as filhas e convém mostrar desde logo à criança as obras de arte nuas, dizendo-lhe que os artistas de todos os tempos se ocuparam com o corpo nu por ser o mais formoso e difícil problema da arte pura.

Habituando-se assim a criança a contemplar a Natureza. “



O que recomendaria hoje o DR. Kahn a um conjunto de duas pessoas , inférteis no seu todo “familiar” , a brincar às famílias a adoptar e a “educar” uma criança?


II


O imbróglio que se segue nada tem a ver com política, muito menos com igualdades, nem se encaixa nas direitas ou nas esquerdas, nem em “promessas escritas “ deste ou daquele partido.














Tem mais a ver com aqueles que necessitam de discutir a cólera carnal, coisa séria do foro psíquico, transversal à sociedade portuguesa.


O resto é palha.


III




A. Damásio:


“ Em cima, no córtex, encontrar-se-ia a razão e a força de vontade, enquanto em baixo, no subcortex, se encontraria a emoção e todas aquelas coisas fracas e carnais “ .


in o erro de descartes. pag. 143.





Boa noite.