04 maio 2009

O LIVRO DE ESTILO DO JORNALISMO “BARREIRO UM SOL DE ABRIL “.


I

Este Concelho em tempos um baluarte de cultura, já viu imprimir dezenas de títulos de jornais (dos políticos aos associativos, religiosos, profissionais, etc.), hoje, tem a quantidade suficiente em papel ou na Net.

Todos são de borla à excepção de um que custa setenta e cinco cêntimos.

É o reflexo de uma Cidade que lê muito pouco, que é mais de ouvir, infelizmente desinteressada da imprensa local, que cansou por não conseguir comunicar sem dizer mais do mesmo.

Por isso mesmo, estes jornais têm muitos amigos a escrever, e poucos jornalistas.


II

O pcp dispõe de dois jornais: um grátis, adquirido há uns anos , que sai de quinze em quinze dias, e o diário on-line, “A Verdade a que Temos Direito” que aceita comentários anónimos em directo, mais conhecido pelo “Pravda do Barreiro ” também impresso com saídas irregulares para assinantes.

Uma parte da oposição do PS/B ao PCP tem um jornal semanal, pago, em papel e repetido em on-line.

Há mais dois grátis: um deles impresso, está numa outra facção do PS/B, também igual à versão on-line; há um outro, só impresso, que não é de ninguém e faz o favor de ser de todos.
Dos restantes partidos, quem tem amigos e não tem jornais, não morre mouro sem dar notícias.


III

Todos se encaixam, uns mais que outros, neste novo Livro de Estilo, mas, não tanto como o inigualável “Pravda do Barreiro” que faz por cumprir escrupulosamente, dia a dia, todos os pressupostos, com os seus colunistas, poetas e comentadores diários que se tratam por doutores, arquitectos, engenheiros, mestres e amigos.

São todos conhecidos e quando comentam, enviam muitos chi-corações uns aos outros.

O "Pravda do Barreiro" é um festival de jargão de pedantismo barroco “ uma produção intelectual rasa, que se mantém viva na osmose entre pares que se fecham em um grupo esotérico auto-laudatório”.


- continua –




Boa noite.