07 maio 2008

COMPORTAMENTOS DE DOMINÂNCIA VS COMPORTAMENTOS SUBMISSOS

(…) E há ainda mais a dizer sobre o lado negativo das emoções sociais.

Os comportamentos de dominância e o seu complemento os comportamentos de submissão, são componentes importantes das emoções sociais.


A dominância tem um lado positivo, dado que indivíduos dominantes podem muitas vezes proporcionar soluções para os problemas de uma comunidade.

Indivíduos dominantes negoceiam e lideram.


Por vezes, encontram o caminho da salvação através de caminhos que levam ao alimento e ao abrigo, ou de caminhos que levam à profecia e à sageza.

Mas esses indivíduos dominantes podem também tornar-se déspotas, especialmente quando a dominância se faz acompanhar do seu irmão gémeo, o carisma.

É fácil para tais indivíduos negociar mal e conduzir à guerra errada, é fácil também para esses indivíduos reservar as emoções agradáveis para um grupo cada vez mais pequeno, o grupo daqueles que os apoia mais directamente.

Da mesma forma, os comportamentos submissos têm um lado positivo – podem desempenhar um papel importante na elaboração de contratos sociais e na construção do consenso necessário para resolver conflitos – mas têm também aspectos negativosa obediência e a submissão à tirania podem levar rapidamente ao declínio de todo o grupo. (…)


in

(pag.189)

Ao Encontro de Espinosa
António Damásio
Publicações Europa-america
Novembro 2003

BOA NOITE