26 abril 2008

QUAL O ENVOLVIMENTO DA CIA NO 25 DE ABRIL?


(…)
A primeira vez que vim a Portugal foi em 1974.

Os jovens do vosso País estavam a ser chacinados em guerras coloniais que não podiam vencer e os vossos recursos estavam a ser esbanjados por uma ditadura cujo único interesse era o de preservar o seu prestígio mítico.

Os vossos generais mais inteligentes e alguns oficiais mais jovens tinham-se apercebido de que o custo dessas guerras em termos humanos e materiais era um preço que Portugal não se podia dar ao luxo de pagar.

Foi pedido ao meus País que ajudasse a criar uma situação que permitisse a Portugal libertar-se desta temeridade colonial sem sentido, e foi pedido à CIA ( Central Intelligence Agency) que entrasse em contacto com oficiais-chave e ajudasse a desenvolver um plano que alcançasse estes objectivos.

O resultado foi a bem sucedida revolução de 1974, em que não houve derramamento de sangue; uma revolução cujo objectivo secundário era garantir que o Partido Comunista Português não lucrava com a mudança de Governo.

A equipa de que eu fiz parte passou um dia em Portugal em discussões com o marechal Costa Gomes, um antigo simpatizante da CIA, o general Spínola e alguns outros militares, e foi delineado um plano para garantir que não haveria derramamento de sangue e que as tropas possivelmente leais ao Governo existente permaneceriam nos seus quartéis.

A história confirmou a audácia, o brilhantismo e os benefícios sociais e políticos dos nossos planos.

Assim, senhoras e senhores, se me é permitido dizer, sinto que tenho algum mérito no processo que criou a nação estável e democrática que Portugal é nos dias de hoje.(…)

Foi deste modo que falou, em 24 de Julho de 2002,
o ex-segundo da hierarquia da CIA na Europa,
Oswald Le Winter,
na Assembleia da República, durante a audição dos
“depoimentos relevantes” do caso CAMARATE.

in
Desmantelar a América
(pags 166 e 167.)
Oswald Le Winter
Publicações Europa-América,Lda.
4ª edição Dezembro de 2001
( na obra previa o depoimento no final de 2001)

pós-escrito

Oswald Le Winter , nasceu em 1931, major general.
Poeta com vários prémios onde se inclui o prestigiado Rilke Prize .
Em 1988 do que sabia da CIA deu com a boca no trombone.
Em 1998, foi sentenciado a uma pena de 4 anos de prisão na Áustria por alegada fraude numa operação conjunta da CIA, FBI e MI-6.
Após a libertação em 2000 veio para Portugal e exilou-se em Lisboa.