22 abril 2008

QUEDA DO IMPÉRIO AMERICANO. RÚSSIA A DESAPARECER.

Não se trata de previsões de bruxas, nem pura ficção geopolítica, mas, do novo mapa –mundo ,para os próximos 8 anos, desenhado por Parag Kanna investigador superior do “American Strategy Program” da New América Foundation, especialista em geopolítica e nas questões da globalização.

Nasceu na Índia, cresceu nos Emiratos Árabes unidos, nos EUA e na Alemanha. É formado pela Universidade de Gergetown.

O COURRIERinternacional de ABRIL 2008 relata em nove páginas um ensaio resumo publicado no The New York Times de 27jan2008 , de um livro do mesmo autor que acaba de sair nos Estados Unidos.

Recomendo a leitura deste artigo no






“ a globalização favoreceu o desenvolvimento acelerado de várias regiões do globo, abrindo caminho a negócios improváveis , bem como ao estabelecimento de novos centros de poder “.

“em 2016 a União Europeia expande-se para 30 membros e tem garantida a circulação do gás e do petróleo do norte de África, da Rússia e do Mar Cáspio”.

… os EUA não têm inimigos permanentes ;mas também não têm amigos permanentes.

“ os dividendos de paz após a Guerra Fria nunca foram convertidos numa ordem liberal global sob a liderança norte-americana”.

“ os novos três grandes ditam as regras - as suas - sem que nenhum domine, não inclui a Rússia , neste mundo pós – EUA.:

União Europeia , China e EUA”.

“ A Rússia está a desaparecer.

A sua população está em declínio, perdendo meio milhão de cidadãos por ano ou mais, o que significa que não será muito maior do que a da Turquia por volta de 2025, espalhada por um território tão vasto que a faz perder o sentido como país. A Rússia de hoje , governada pela Gazprom revela cidades decadentes, cujo valor diminui com a distância a Moscovo”.

" A Rússia vai ter de decidir se pretende ter uma existência pacifica como activo da Europa, ou se escolhe tornar-se um petro-vassalo da China".

“ O mercado da União Europeia é o maior do Mundo, a tecnologia europeia cada vez define mais o padrão global e os países europeus são os que proporcionam mais apoio ao desenvolvimento”

“Há duas vezes mais estudantes chineses na Europa do que nos EUA”.

a terminar esta pequeníssima resenha :

“ Os países chave do segundo mundo na Europa de Leste, na Ásia Central, na América do Sul, no Médio Oriente e no Sudeste Asiático são mais do que apenas mercados emergentes.

Na verdade, são os lugares onde os Três Grandes têm de investir intensamente e para onde devem desviar o património produtivo, a fim de manterem a influência “.

Aqui está uma das explicações para as deslocalizações de muitas empresas estrangeiras que “fugiram” do nosso país.

O que temos hoje, pela primeira vez na História, é uma batalha multipolar, global e multicivilizacional … com uma nova ordem mundial sem os velhos confrontos a que nos habituámos EUA vs URSS.

BOA NOITE