26 setembro 2013

(878) OS DISSIMULADOS.



Quais Espaços?

- A democracia não ocupa espaços, porque é “ a pior forma de governo imaginável, à excepção de todas as outras que foram experimentadas”, disse Churchill na Câmara dos Comuns em Novembro de 1947 cuidando que "A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias":

Jamais a democracia se ausenta para deixar de ser um espaço inclusivo (com deveres primeiro e direitos depois) nem funciona em circuito fechado a impedir a renovação.

A elevada abstenção nas Autárquicas do Concelho, que galopou dos 30,4 % em 1976 para os 47, 2 % em 2009, já não é por si “um espaço onde a democracia se pirou”?

E a ausência de democracia que impede o Barreiro de conhecer os contornos do malogrado protocolo dos estudantes angolanos, que vinham por cinco anos e ao fim de um ano regressam em corrida a Angola, não é tido em conta?

Enquanto o caso dos estudantes angolanos no barreiro não ficar esclarecido no seguimento da pompa da assinatura do protocolo na presença de “muitas entidades”- autarcas barreirenses, representante dos Negócios Estrangeiros,embaixador de Angola, o Magnifico Reitor da Universidade de Belas-Angola - há muita reserva … nessa tal de boa-fé .

II

 Sidónio Pardal e Poças Esteves já tinham previsto esta situação de autarcas impulsivos se enganarem com muita frequência e depois não se assumirem:

“O político, naturalmente correndo o risco de se enganar, deve pautar o seu comportamento pela revelação da verdade, mostrando à população a realidade da vida e do estado do município, das relações com o Estado e as empresas prestando sempre contas com informação actualizada e fiável.

 Assim, actuando sempre de boa-fé, com transparência e com prudência, nada lhe poderá ser imputado como culpa, poderá ser tão-só avaliado pelos resultados da sua política num escrutínio democrático”.

















Um exemplo da democracia em circuito fechado.

Boa noite.

Bibliografia: Ser Autarca Missão e Desafios /prof doutor Sidónio Pardal e doutor José Poças Esteves/Gaptec e SaeR/Fevereiro 2013.ISBN978-989-95002-1-1