18 agosto 2013

(869) BARREIRO - DETROIT.


“Evolui ou morre “  a lei mais espantosa do habitat hostil da sociedade funcional a que muitos associam, exageradamente, ao Darwinismo social a injustiçar Darwin.

No entanto, na natureza, essa mesma lei é muito mais implacável e determinada com as espécies que não evoluem.

Se no Barreiro contemporâneo do igualitarismo nega-se e despreza-se a superação individual como factor de evolução o seu  futuro nunca será brilhante com as utopias que imaginam solucionar as contradições da sociedade com os dinheiros do orçamento, dinheiros públicos que lhes são confiados.

II

A bancarrota da Cidade de Detroit, na sociedade capitalista, é exemplar. Se aquilo que a manteve na evolução ( a industria automóvel) abandonou-a, acaba! Nem o filósofo Marx alguma vez pensou nisto distraído estava com a mais-valia do capitalismo.

III

A queda do Muro de Berlim em 1989  é uma consequência dessa ausência de evolução a desmascarar a utopia e o embuste do comunismo .

Daí que seja a capacidade das sociedades estarem em permanente evolução que as mantém activas e dinâmicas. Vivas!

Assim, políticas de reputação tornam as Cidades mais influentes, respeitadas, enobrecendo e honrando os seus políticos.
IV

O planning 2012 da Promontório para a Quinta do Braamcamp é parte integrante da evolução das sociedades civilizadas e, até ver, encontra-se na fase primária da “pérola atirada aos porcos”.


 Não gostaria de ver a minha Cidade numa Detroit .














Boa noite.