26 janeiro 2013

(829) SEM CIRCO ROMANO LEÕES OU CRISTÃOS ATIRAM-NOS AOS CÃES DA MATA DA MACHADA.



 “ Deus, na altura da criação confiou o homem à guarda do cão, para que ele o preservasse dos encontros com o diabo. Mas o cão nu, não tinha pêlo, deixou-se subjugar pelo inimigo e tornou-se por isso o responsável da queda do homem. Como punição Deus deu-lhe a sua forma actual e recebe o seu pêlo do diabo, como pagamento da sua traição. Então Deus amaldiçoou o cão perjuro nestes termos:

Tu sofrerás sempre de fome, tu roerás os ossos, e tu comerás os restos dos alimentos dos homens, que te moerão à pancada.”(Uno Hara Harva /1959)

…e penarás neste  Barreiro Novo



por levantares o tapete  que esconde o lixo da  Autarquia Das Bocas.

II


O que é que esta propaganda tem a ver com a Mata da Machada?

O autarca recordou que, ainda recentemente, tem decorrido um abaixo assinado, que conta com milhares de assinaturas em defesa de um cão – “não se viu nenhum movimento de assinaturas em defesa da criança”. “Não se falou da criança, falou-se do cão que atacou uma criança”

Tal e qual como vocês não falam do cigano “dono” do cão na tal “superabundante legislação sobre os cães” para a Mata da Machada.



A semelhança e harmonia entre todos, a postura estereotipada perante a realidade, o pensamento e o falar, assemelha-se a uma maldição que caiu sobre o Concelho… e, melhor ainda, uma humilhação aos barreirenses que sejam os melhores ou os mais capazes do que a maioria.



Boa noite.

Não liguem. São políticos. Confundem e assustam as pessoas. Se tiver interesse em ficar esclarecido sobre legislação para animais de companhia leia isto



e desfrute do privilégio de uma mata aqui tão perto.
E leve os seus melhores amigos consigo.
As minhas melhores recordações "selvagens"  estão no campo e na praia, no inverno,com os meus cães.
Na nossa Mata da Machada é uma delas.Os coelhos ! As raposas !
Na Caparica, a da Mata, outra.
[aliás um dos meus cães, um vadio, veio da praia da Mata; gosto dos rafeiros vadios] 
Há muitos anos, ainda a Machada não se tinha tornado moda e boomerang político, já a desfrutava como um anti stress profissional a recompor energias.
 (Nunca fui funcionário público! )
 Duvido que algum desses gajos saiba o que é correr no inverno, debaixo de chuva, 10 quilómetros ... na Mata da Machada?( não me refiro aos tempos de tropa !)
 Tenho muito respeito pela natureza e menos pela tropa ou pelas fardas ,como escreveu o meu velho colega de curso "das químicas "; e não o vejo há mais de meio século! Tanto tempo ?

Regime Jurídico dos animais de companhia /Fátima Correia Leite e Esmeralda Nascimento/Livraria Almedina/Maio 2004.