07 julho 2012

( 788) COMO O BARREIRO NOVO GASTA O NOSSO DINHEIRO.



Quando o pesadelo da avenida da praia parecia terminado, eis que surge um imbróglio à volta de um misterioso tubo “abandonado”, junto ao muro da antiga quinta do Braamcamp.

O camarro na sua sapiência sabe que este buraque é para um ganda tube que está lá em baixo junto ao muro:

Para chatear o camarro, o buraco foi tapado e o ganda tube continuou impávido e sereno com mais grades a impossibilitar que o trânsito tivesse os dois sentidos:

Entretanto, o tempo por estes lados não é muito veloz, em maio/junho a população desesperava entalada em grades; espantada vê que há buracos mal fechados que voltam à sua forma inicial de buracos e onde existia um “buraco mal fechado” passou a haver um “buraco bem aberto” com coisas que faltavam lá dentro:

Repõem o pavimento na metade da avenida, a outra metade fica como estava, velha, com fendas e os conhecidos” trilhos medievais das nossas ruas e avenidas”; desaparecem as grades em finais de Junho; o trânsito normaliza, uns dois dias antes do dia da Cidade, a 28 de Junho.

E o misterioso tubo, grandalhão,” a custo zero”, continuava impávido e sereno encostado ao muro:

Voltam as grades. O trânsito é fechado. Haverá mais um novo e um ganda buraque?

Dizem os camarros que eles agora vão meter o tal tube no “buraco mal tapado”; outro mais exaltado achava que eles, ao fim destes meses todos, deviam pôr o tube num sítio que ele lá sabe!

II

O Juiz Carlos Moreno – jubilado do Tribuna de Contas - explica-nos o que são dinheiros públicos:

“ Os dinheiros públicos revestem características distintas das dos dinheiros privados. O nosso dinheiro, aquele de que cada um dispõe para a sua vida privada, pode ser gasto a seu belo prazer, sem ter de dar explicações a ninguém, nem mesmo quando decide acender um charuto com uma nota de 100 euros.
Com o dinheiro dos contribuintes tudo muda. Estes são bens escassos, bens alheios, administrados em nome e por conta de outrem para realização exclusiva de finalidades públicas.
Só devem ser gastos de acordo com os critérios da boa gestão, com respeito pelos princípios da concorrência, transparência e publicidade e com observância da lei.

In Como o estado gasta o nosso dinheiro /editora caderno/ Leya /outubro2010 (página 54)

III

Considerando que a câmara municipal do barreiro, disse isto em Março; depois, em Maio, ouve-se isto: [a Simarsul “encontra-se com algumas insuficiências de tesouraria” ]; por sua vez a Simarsul esclarecia, também em Maio,[ver a página 3 destePDF], que “as obras realizadas não têm derrapagens “ e falava dos calotes dos accionistas.

Entretanto, diz-se, quem conhece e visitou isto, que há salas enormes -sem gente -e um auditório “ do melhor que há”. Tudo em grande (desconheço, mas, não tenho dúvidas em acreditar)!

Por isso, a CMB em Julho devia ter palavras claras e sucintas, do que entende por pequenas intervenções e esclarecer a existência do misterioso tubo “abandonado”, do seu “buraco mal fechado”, da reposição do pavimento alcatroado por uns dias ser destruído uns dias depois, simplesmente, por causa de um troço!

Para compreendermos [porque ficamos sempre estupefactos e duvidosos com o à-vontade com que falam e abordam assuntos que exigem reflexão e ponderação] (tudo, isto, agravado com a inexistência de um jornalismo barreirense interventivo que não se limite a um transcritor de comunicados da câmara desprezando os interesses dos munícipes e da coisa pública) se não será este tubo “abandonado” um exemplo prático in loco de uma derrapagem mais que evidente?

IV

Na gestão dos dinheiros públicos [esclarece mais adiante na página 57 o juiz Carlos Moreno] 

”desperdiçar ou mal gastar, nem que seja um só euro dos contribuintes, não é tolerável em democracia nem justificável num Estado moderno”

… e muito menos, estupidamente, a abrir e a fechar buracos, digo eu!

Donde, conclui:

 -“ Quem administra tem de prestar regularmente contas da sua gestão; e explica-la publicamente: Como diz o povo: quem não deve não teme.”

Pois!

Bom dia.



... que seca !

O tempo que o meu dono perde com estes gajos!


… já não tenho pachorra para ler estas merdas!