01 junho 2012

(783) A POMBINHA DOS ABUTRES.




Assenta como uma luva na Arte de Furtar [autoria do Padre Manuel da Costa dedicada a D. João IV em 1652] a I e a III República [na II a ditadura não dava folgas] com os seus 

“ abusos e latrocínios que representa a corte, os ministros, o clero, os altos dignatários, o exército, a magistratura, as profissões liberais, os comerciantes e açambarcadores, os artesãos, enfim todos os que se vão locupletando escandalosamente com os parcos meios do erário público e enriquecendo à custa dele, e até as camadas mais baixas da população, os próprios pobres, mendigos e vadios e os seus expedientes “.

Esclarece o Padre Manuel da Costa:

 “ Não ensina ladrões o meu discurso, ainda que se intitula Arte de Furtar; ensina só a conhecê-los, para os evitar”.

Hoje, entenda-se, por corte, o poder da Democracia Totalitária nas mãos dos abutres da partidocracia.

II

Os abutres, a troika, o pânico à “crise”, o salve-se quem puder no “vence na vida quem diz sim “ são o falatório de um perverso dilema eleitoral para as próximas autárquicas de 2013:

- Preferes ter no poder um político corrupto e enérgico, competente, com sucesso, desenrascado e que se preocupa com o bem-estar e o futuro?

- Ou, preferes um político honesto e frouxo, incompetente, falhado, medíocre e que se borrifa na qualidade de vida e no futuro?

Este raciocínio desmedido na dualidade corrupto / honesto tem nas circunstâncias actuais energia instalada para aparecer como uma resposta extremada ao Poder Local iníquo (notoriamente preocupado com “ afilhados e a filharada politica a meter e a tirar ” na câmara, nas freguesias, nas empresas públicas e municipais) e à peste instalada, como um bem, da Democracia Totalitária.

Recordando a metáfora de Camus na Peste ” […] o bacilo da peste não morre nem desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido nos móveis e na roupa, espera pacientemente nos quartos, nas caves, nas malas, nos lenços e na papelada “.
                                                                                                                                                                   
Bom dia.