30 abril 2010

( 671 ) ESTÁ MONTADO O CIRCO ATÉ OUTUBRO: CALUNIAR ALFREDO DA SILVA E ESCONDER A PODRIDÃO DA I REPUBLICA RESPONSÁVEL PELA DITADURA DO ESTADO NOVO.

I

Deram-me a conhecer por email ISTO.

Depois colocaram-me algumas questões; agradeci e respondi que tudo aquilo não passava de delírios à Barreiro Novo; em resposta invocava o historiador francês [para evitar interpretações aportuguesadas ]Jean-François Labourdette que descreve na sua ´ história de Portugal ´ a ditadura militar de 1926 a 1933, pag. 550.

II

Dentro de muita afirmação polémica neste espectáculo mediático, entremeado a denegrir Alfredo da Silva e a vangloriar-se da triste I República Maçónica, esta, afirmação, de que o 5 de Outubro de 1910 foi

“Uma revolução com repercussões do ponto de vista social” e mostrou diversas fotografias da revolução, onde estava bem patente uma forte participação popular a rotunda da Avenida barricada; o Palácio das Necessidades atacado e a fuga da família real.”

… é esmiuçar a história à Gato Fedorento. Ganda cena !

III

Diz-nos Labourdette :

“ Quanto ao campesinato, ou seja a maioria da nação, este nunca havia aderido verdadeiramente à República: profundamente católico, indignava-se com o anticlericalismo visceral dos republicanos “.

Continua Labourdette :

"Assim, em 28 de Maio de 1926, o golpe de Estado do general Gomes da Costa , um dos mais prestigiados heróis da guerra [1914/1918]não encontrou qualquer resistência.

(…) a população “cansada da incapacidade da classe política em sarar as suas feridas, a maioria da população começou a abandonar o regime [Republicano]. O seu principal apoio, a classe média das cidades, especialmente Lisboa, foi-lho retirando progressivamente. A pequena e a média burguesia estavam de facto cada vez mais aterrorizadas com a acção violenta de grupos anarquistas e da Legião Vermelha, de filiação simultaneamente niilista e comunista”.

“ A ânsia de ordem e o medo do bolchevismo fizeram-lhes virar os olhos cada vez com maior insistência para os regimes autoritários que começavam a instalar-se na Europa, o fascismo de Mussolini em Itália e a ditadura de Primo de Rivera em Espanha”.



Boa tarde.