28 agosto 2007

OS INQUISIDORES

Ando por aí na net a ler umas coisas.

Aqui. Ali. Este. Depois aquele.





Há em todos eles pontos coincidentes de uma

persecução - mental - inquisitorial de quem não pensa assim … não presta.

Enternecedor , ler , em diversos , que o abaixo-assinado é


( não , um acto cívico legal, constitucional, previsto nos direitos liberdades e garantias de participação política, como o direito de petição e direito de acção popular ,mas, )


um acto de bloqueio dos mesmos !

Será azar nas escolhas ?

Talvez não!

Lembrei-me então dos problemas de

Camões e a censura literária inquisitorial

e encontro um curioso facto histórico :

(…) Não foi a Igreja que introduziu em Portugal a Inquisição, mas sim o Estado, o que aliás se prova com a relutância de Roma em legalizar o Santo Oficio criado por D.João III, pois a aprovação da Santa Sé apenas surgiu após vários anos de negociações e – note-se bem – foi consequência de uma solicitação do monarca.
(…) Assim se deu inicio aos tribunais de censura literária que foram organizados em estreita aliança com a Inquisição “.



A malta continua a apreciar, únicamente ,o sabor inquisitorial daquilo que não compreende .

Razão tinha Tallulah Bankhead

Ninguém é exactamente como eu.
Às vezes até eu tenho dificuldades em ser eu mesmo.

Boa-noite