03 novembro 2006

APRENDER COM ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO

PALAVRAS CÍNICAS

(continuação)

(extractos das últimas quatro, de oito cartas)

CARTA V

(…) pratica o crime, consciente, reflectido, dissimulado.

Sê sempre mau e faz sugerir aos outros que és bom, sê sempre torpe dizendo-te honesto.
Nada de violências.

Hipócrita, cauteloso e subtil, conseguirás tudo, serás tudo, terás tudo.

Para isso é necessário saberes insinuar-te, que a questão está em ter manha.
Dissimula rindo, ri ferindo.

Chamo-te corrupto, e tu não coras.
Esbofeteio-te e já não há sangue que te chegue à cara.

Asseguro-te que se assim continuares será impossível que não chegues a ministro (…)

CARTA VI

(…) mas que importa que o meu corpo sirva de repasto aos corvos ou seja devorado pelos cães, contanto que eu não sinta esta ansiedade louca que me devora e me envelhece !

Se há dias em que até me apetece ser verme!!! (…)

CARTA VII

(…) há dias em que , se me perguntassem o que queria ser, responderia : - Morto.(…)

CARTA VIII

(…) vi mulheres de todos os países, homens de todos os caracteres, dinheiro de todas as moedas, deusas de todas as religiões, trajes de todos os costumes, flora de todos os trópicos.

Mas em toda a parte vi a mesma farsa, a mesma mentira, a mesma vaidade e a mesma tirania.

Em toda a parte vi medrar o mal e escarnecer o bem: subir o forte e o fraco ser pisado.

Vi como sucumbem os valentes e como morrem os cobardes e achei em ambos a mesma morte.

Vi que tudo era pó e nada mais.(…)

ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO
(1884/1949)


Publicado em 1905, “palavras cínicas” foi dos livros mais vendidos no século XXI.
À morte do autor, em 1949 , a obra tinha 46 edições.
Albino Forjaz de Sampaio , mais um português amado e odiado ; esquecido e ignorado!