22 janeiro 2013

( 826 ) Mu.



Zen - “Todos os seres vivos têm uma natureza de Buda”.

Um monge perguntou a Joshu, mestre chinês:

- Um cão tem uma natureza de Buda ou não?

O mestre respondeu:

- Mu. (nada)

( A Passagem sem Porta) “Aquele que atravessa essa porta sem porta
Caminha livremente entre o céu e a terra.»Zen.

(nada)“Mal comeces a pensar “tem”, “não tem”
És um homem morto.”

 “As palavras não podem descrever tudo: a mensagem do coração não pode ser enunciada por palavras; se levas a sério as palavras à letra, estás perdido “.

II




III

O maior dos heróis (Celta) Cuchulainn, é o cão de Culann. Comparar um cão a um herói era uma honra, prestar homenagem ao seu valor guerreiro.

O lebréu (no Islão) não é considerado um animal impuro, ao contrário dos outros cães, mas sim dotado de baraka. Protege contra o mau-olhado. Os Muçulmanos da Síria acreditam que os anjos nunca entram numa casa onde haja um cão (WSR,2303) (No Islão a coexistência do cão e do anjo é impossível).

 Maomé proibia matar cães, excepto os cães negros que tivessem duas manchas brancas sobre os olhos, pois esta espécie de cão era o diabo.

 Dizia o Profeta que matar um cão torna impuro quem o mata; diz-se que é tão mau como matar sete homens; acredita-se que o cão tem sete vidas. O cão que guardava os Sete Adormecidos na sua caverna (Alcorão, 18) é representado nos amuletos.(enquanto o seu cão dormia com a as patas estendidas, à entrada da caverna. v.18)



IV

Estimo e admiro os cães tanto ou mais que Diógenes o Cínico, ou o Cão, que “assobiava, e uma multidão reunia-se à sua volta, [para o ouvir] como se fossem cães “.



“Quanto mais conheço os homens mais gosto dos meus cães”, disse.

E eu, que gosto de “todos” eles, prefiro assim:

Quanto mais conheço os homens mais gosto dos cães; ressalvando para os cães o mesmo para os homens:

“Afasta-te daqueles que são teus inimigos, e está alerta com os teus amigos “BenSira6.13.



Boa noite.