31 outubro 2010

( 715 ) CENTENÁRIO DA CUF NO BARREIRO ACTAS DO COLÓQUIO INTERNACIONAL INDUSTRIALIZAÇÃO EM PORTUGAL NO SÉCULO XX O CASO DO BARREIRO.

Este livro















ISBN 978-989-8191-18-2

mais a obrigação de cumprimentar o historiador Miguel Figueira de Faria que me levou a estar presente na última sexta-feira no Museu Industrial.

Esta obra retrata as comunicações nas comemorações do centenário da CUF no Barreiro que se iniciaram em 23 de Novembro de 2007 e percorreram 2008.


Recomendo a sua leitura , pelo seu interesse histórico e documental, não se excluindo a preciosidade de nela se encontrar escritos que interiorizam as mentalidades que enredam a minha terra ao passado e a impedem de descolar da mediocridade em que vive.

Já aqui escrevi que estas comemorações fizeram o gáudio dos coveiros da CUF no Barreiro numa linguagem baixa e reles acerca da obra e vida de Alfredo da Silva e a destruição da envolvente da estátua agora apeada.

Foi uma mensagem que não entrou na sociedade barreirense, pelo contrário, acabou por se voltar contra os caluniadores que felizmente conhecem mal as nossas gentes.

Para além do que escrevi da afirmação de José Amado Mendes, no último post, desta mesa falaram todos














O edil abriu a sessão e do que disse só me lembrei


do Barreiro das bandeiras pretas















Boa noite.