08 novembro 2009

FINALMENTE! O “BARREIRO NOVO “ NÃO ERA BEM UM “NOVO BARREIRO “ ERA O CENTRO DA CIDADE.

O link no título recorda-lhe como tudo começou.

I

Se já não há nenhum “Barreiro Novo”, o que é que houve ?

Não houve, , uma rua uma avenida dois imóveis e uma rotunda com a “pintura africana, de Malangatana, talhada na pedra “ (a lembrar a xilogravura de Manuel Cabanas), que estiveram em obra no Centro da Cidade, e daqui por magia saía um “Barreiro Novo”.


… E nesta confusão se paria o “Barreiro Novo em Obra” ?


É isso!

Leia o semmais jornal de hoje que vem com o Expresso :

“Carlos Humberto de Carvalho adianta que o Barreiro foi “apurado para a fase final, conjuntamente com Liverpool, em Inglaterra, e Sant Brieuc, em França, com a intervenção no Centro da cidade” conhecida por Barreiro Novo.

O projecto que integra o novo mercado municipal 1º de Maio (cujo projecto é da autoria do arquitecto catalão Joan Busquets) as intervenções na avenida Alfredo da Silva, e na rua Stara Zagora, o Fórum Barreiro e o elemento escultórico, do mestre Malangatana.”


(Porra já não percebo nada!)


II

Na Europa, quem corre seca e meca em feiras internacionais, não se impressiona com essa do Barreiro ser uma das três seleccionadas (finalista num concurso europeu!) para disputar o 1º lugar no concurso internacional (!) MAPIC 2009 – Feira do Sector Imobiliário, no âmbito da Regeneração Urbana.

Fala-se de uma normalíssima feira do sector imobiliário como se fosse a coisa mais importante deste mundo.

Quem entra nestes “concursos” pertence ao ramo imobiliário: investidores, construtores, arquitecto, projectistas, etc.

Aqui está tudo:

(Mapic 2009 - A Feira Internacional do Sector Imobiliário.

Mapic 2009, a Feira do sector imobiliário, se apresentará novamente de 18 a 20 de Novembro, em Palais dês Festivals, Cannes.


A 14ª edição de Mapic irá apresentar possibilidades de negócios no sector imobiliário oferecendo uma visão internacional do sector, com uma gama completa de projectos.
Mapic - A Feira Internacional do Sector Imobiliário a Varejo [retalhista] .

Mapic é o principal mercado internacional de implantação comercial e de distribuição. A Feira atrai os principais representantes, desde investidores a varejistas, [retalhistas] passando pelos centros comerciais e cidades, criando assim um grupo convergente.

Mapic proporciona um palco selecto para que as empresas possam apresentar suas ideias e novidades, descobrirem novas tendências e expandir no âmbito internacional ajudando os participantes a estabelecer contactos e oportunidades comerciais nas melhores condições

- Vou apresentar o meu projecto a concurso, pensa a Multi Developement, o interessado.

- Se ganhar angario mais clientes. É a vida !


O capitalismo é diabólico!

E nós se “ganharmos”, para além de juízo, divulgamos uma pobre Cidade a desejarmos que ninguém apareça por cá, a pensar no Malangatana e no "Barreiro Novo “, para depois ir procurar um Hotel em Alcochete a Setúbal ou acabar por dar um salto a Lisboa, para dormir.


III

Que pena não seres uma barreirense.


Boa noite.