01 dezembro 2008

A QUEM INTERESSA DESACREDITAR ESTE PAÍS EMBRUTECIDO?

I

“Numa democracia os destinatários das leis não gozam de direito de veto contra elas nem de auto-isenção de as cumprirem, em função dos seus interesses profissionais ou de outra qualquer razão profissional “.

“ Invocar um “direito de resistência” ou de “desobediência civil” quando não estão em causa direitos fundamentais dos contestatários, é brincar com nobres conceitos “

escreve Vital Moreira sobre a avaliação dos professores ou
descrevendo o medieval ” terrorismo escolástico” termino eu.

II

No meu desacreditado País, “País de Abril” que não sei o que quer dizer, a destruição da matriz ensino, assente nas escolas primárias, técnicas, preparatórias e liceus, iniciou-se no PREC do PCP (processo revolucionário em curso) que durou de 25 Abril 74 a 25 de Novembro 75, como todos sabem e que não deve ser esquecido.

Do velho ensino, num ápice, nada ficou de pé e a triunfante ambição de Cunhal num “novo ensino do povo para o povo”, unificado e democrático, passados trinta e tal anos é o que se vê.

III

Por cada pessoa inteligente que se dá ao trabalho de criar um esquema de incentivos, existe um exército das pessoas, inteligentes ou não, que vai dedicar ainda mais tempo a tentar dar-lhe a volta. Aldrabar.

No ensino público americano, quando incentivado monetariamente, professor que aldraba resultados dos alunos, para tirar benefícios em seu proveito, arrisca-se a ser despedido.

O mesmo sucede às escolas aldrabonas com maus resultados e que viciam testes dos alunos medíocres para excelentes, ficam em observação com a ameaça de ser fechada ou o financiamento ser retido, como o seu pessoal ser despedido ou integrado noutro estabelecimento de ensino.

Um professor cujos alunos têm maus resultados nos testes pode ser censurado, ou pode ser preterido num aumento ou numa promoção.

O Estado da Califórnia introduziu gratificações de $25000 para professores que tenham obtido melhorias significativas nos resultados dos testes dos respectivos alunos.

Como é que um professor pode aldrabar os resultados?

Em n esquemas.

… construir um algoritmo e extrair conclusões numa base de dados apanha as escolas aldrabonas e os professores aldrabões.

Leia mais aqui

para aprender a aldrabar com perfeição.

FREAKONOMICS
O estranho mundo da economia
O lado escondido de todas as coisas

Steven d. Levitt e Stephen j. Dubner

Editorial presença
9ª Edição
Dezembro 2006


Boa noite.