20 março 2007

A FAMÍLIA EXEMPLAR




(Vou descrever uma foto de família de Saddam de 1991)

Os dois genros (e primos) de Saddam foram mortos para “lavar a honra da família”.

Hussein marido da filha mais velha, Ragdda, e o irmão, casado com Rana, tinham sido “perdoados” pelo sogro e acabavam de voltar da Jordânia, para onde tinham desertado meio ano antes.

Uday o filho mais velho de Saddam, de 37 anos irascível, narcisista, boémio, matou em 1988 um guarda-costas do pai à paulada, o que lhe valeu ser “exilado” pelo pai para a Suiça, durante vários meses.

Saddam era imponente; um metro e noventa e 100 quilos de peso.
Nigel Catwohorne, autor de " vidas sexuais dos grandes ditadores " conta que Saddam teria três mulheres e cinco amantes a "tempo inteiro".
Viagra , sexo, violência , eram as suas fixações, como demonstram os murais e os quadros encontrados nos seus vários palácios.
Um bom "gourmet" :
duas vezes por semana recebia um carregamento aerotransportado das mais variadas iguarias, desde marisco fresco a costeletas de vaca e de borrego que eram enviados a uma equipa de cientistas, que os radiografavam e analisavam em busca de venenos ou radiações ( para além de um preso que servia de provador ) .
Como bom muçulmano adorava o Mateus Rosé !

Imitava Mão-tse-tung e os seus famoso mergulhos no Yangtzé atravessando três vezes o Tigre , para inaugurar uma prova comemorativa… da travessia que ele próprio fizera em 1959, para fugir após a tentativa de golpe contra Qassem.

Todos os palácios de Saddam tinham piscina.

A água era continuamente analisada para evitar envenenamentos.

Após a natação um ritual:
durante meia hora, o barbeiro, que o acompanhava para todo o lado, aparava-lhe o bigode e tingia-lhe as brancas do cabelo, com tinta importada de Paris, também analisada previamente.

Seguia-se uma cuidadosa manicura.
Gordon Thomas, perguntou-lhe como qualificaria Hitler:

“ Hitler era demasiado brando. Os meus inimigos nunca dirão isso de mim”.

Saddam Hussein al-Takrit nasceu no dia 28 de Abril de 1937, em Al-Awja, perto de Tikrit anorte de Bagdade.

O dia do seu nascimento passou a feriado nacional.

Eu conheço , por aqui ,
muita gente ,
se pudessem e tivessem oportunidades ,
seriam Saddam´s.