30 dezembro 2009

(611) O SENHOR DR. AGOSTINHO DE CAMPOS FELICITA O A.S.P PELAS ANÁLISES POLITICAS E CONGRATULA-SE PELO OITAVO ANIVERSÁRIO DO ROSTOS ON-LINE.


O senhor Dr. Agostinho de Campos é o blagueur [Joker das piadas, engraçadinho, brincalhao, piadista ou gozador], ou melhor: o piadista (sejamos puristas…) mais convencidamente inteligente de Portugal.

Todas as semanas, ao microfone da Emissora Nacional, o senhor Dr. Agostinho de Campos serve ao público internacional, que o escuta embevecido, meia dúzia de paradoxos e outros tantos sofismas, sobre os mais graves e momentosos problemas, revestindo-os de uma camada de fina ironia, que é, em geral, a maneira dos espíritos superiores mostrarem a sua superior visão das coisas, o seu filosófico desprendimento dos acontecimentos que afligem os míseros humanos mas que lhe vão rendendo a ele, espírito superior e céptico filosófico, um tanto por chalaça.


O que toda a gente diz ser quadrado, o senhor Dr. Agostinho de Campos diz que é redondo – e chama-nos burros com um desdenhoso sorriso.


Onde toda a gente vê preto, o senhor Dr. Agostinho de Campos vê cor-de-rosa – e chama-nos idiotas em vernáculo.


Quando os outros acham que está calor, o senhor Dr. Agostinho de Campos afiança que está frio – e chama-nos parvos em palavras bem-humoradas.
Quando os outros pensam … mas os outros pensarão alguma coisa?

Pretensiosa ilusão: quem pensa é apenas o senhor Dr. Agostinho de Campos.
O senhor Dr. Agostinho de Campos é quem raciocina, o senhor Dr. Agostinho de Campos é quem vê claro, o senhor Dr. Agostinho de Campos é quem acerta, o senhor Dr. Agostinho de Campos é quem compreende, o senhor Dr. Agostinho de Campos é quem explica.


O senhor Dr. Agostinho de Campos é a mesma Inteligência, o senhor Dr. Agostinho de Campos é Sábio, o senhor Dr. Agostinho de Campos é Minerva.

F. Lopes -Graça

Link no titulo

ibidem
DISTO E DAQUILO
(pg.157.) um belicista. (1940)

Obras literárias de Fernando Lopes- Graça
(Volume XIII)
Edições Cosmos (1973)


Boa tarde.