III REPÚBLICA DO LADO DO TRABALHO OU DO EMPREGO?
Em meados do século passado, anos cinquenta, a instrução primária era fundamental para a definição de caminhos futuros.
A necessidade de “aprender oficio” tinha prioridade sobre o aprender a ler e a escrever,
provando que a escola só por si nunca foi a sustentabilidade da alfabetização.
No Barreiro era frequente, em todas as classes, miúdos muito mais velhos do que seria habitual nos anos correspondentes.
Não foram poucos os que demoravam anos e anos para concluir os quatro anos da primária.
Aprender as letras fazia-se aos poucos.
A maior parte dos miúdos não passava da 4ª classe; a CUF e o mercado de trabalho esperava-os para a formação de aprendizes.
Na passagem do Estado Novo ao Estado Democrático,
dos violentos pontapés revolucionários de “destruir por destruir”
que o hiato negro do PREC deu ao País, o maior substanciou-se na destruição do Ensino Industrial e Comercial.
A unificação do novo ensino bolchevique veio trazer a quem gostaria de trabalhar e ” ter um oficio” uma confusão de sentimentos no primeira opção.
Os que procuram emprego, refugiam-se nas JOTAS.
Os inadaptados andam por aí.
Nos Partidos, como na Mocidade Portuguesa, as JOTAS deixam-se enganar.
Este grafite tem copyright mas podia ser de uma qualquer JOTA.
No outro lado, a vida real é dura.
Está aqui tudo!
GANCHOS, TACHOS E BISCATES
Jovens, Trabalho e Futuro
PRÉMIO GULBENKIAN DE CIÊNCIA 2003
José Machado Pais
Edições Âmbar
1º Edição Setembro 2001
2ª Edição Setembro 2005
A necessidade de “aprender oficio” tinha prioridade sobre o aprender a ler e a escrever,
provando que a escola só por si nunca foi a sustentabilidade da alfabetização.
No Barreiro era frequente, em todas as classes, miúdos muito mais velhos do que seria habitual nos anos correspondentes.
Não foram poucos os que demoravam anos e anos para concluir os quatro anos da primária.
Aprender as letras fazia-se aos poucos.
Começar a trabalhar e ser homem estava a diferença.
A maior parte dos miúdos não passava da 4ª classe; a CUF e o mercado de trabalho esperava-os para a formação de aprendizes.
Na passagem do Estado Novo ao Estado Democrático,
dos violentos pontapés revolucionários de “destruir por destruir”
que o hiato negro do PREC deu ao País, o maior substanciou-se na destruição do Ensino Industrial e Comercial.
A unificação do novo ensino bolchevique veio trazer a quem gostaria de trabalhar e ” ter um oficio” uma confusão de sentimentos no primeira opção.
Os que procuram emprego, refugiam-se nas JOTAS.
Os inadaptados andam por aí.
Nos Partidos, como na Mocidade Portuguesa, as JOTAS deixam-se enganar.
Este grafite tem copyright mas podia ser de uma qualquer JOTA.
A politica sempre se interessou mais com a mentalização do espírito do que com a pedagogia do trabalho.
Emprego com direitos, sem deveres, só é possível no Estado Patrão,
que não chega para todos.
No outro lado, a vida real é dura.
Trabalho, Deveres, Direitos, Desemprego, Frustração, Trabalho.
Trabalho …
Um ciclo de luta infernal, que ninguém controla.
Nesta complexidade será lacuna grave falar de Jovens, Trabalho e Futuro sem ler isto:
Está aqui tudo!
GANCHOS, TACHOS E BISCATES
Jovens, Trabalho e Futuro
PRÉMIO GULBENKIAN DE CIÊNCIA 2003
José Machado Pais
Edições Âmbar
1º Edição Setembro 2001
2ª Edição Setembro 2005
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