05 janeiro 2011

( 727 ) (parte II ) PARA ONDE DEVEMOS LIGAR PARA FALAR COM O MOVIMENTO ASSOCIATIVO CENTENÁRIO?

- continuação -

III

Esta colectividade
(S.D.U.B. – sociedade democrática união barreirense, Os “Franceses”, fundada em 1870) está amparada há três décadas na jacobice antidemocrática dos seus estatutos blindados à renovação e à equidade entre os sócios.Com o “apreço” de “muitos democratas”.

A blindagem permite 1 voto até aos 15 anos de sócio; 5 votos dos 15 aos 25 anos; 10 votos para mais de 25 anos:

foi esta blindagem que sustentou o status quo e o abuso do magriço [ que se remunerava a si e ao tesoureiro dos dinheiros oriundos do “infantário” uma IPSS ] que ao fim de 32 anos de dirigente na impunidade fez seu o que era de todos os “Franceses”.

A “tradição” [nada consta que a mesma tenha sido alterada] de remunerar mensalmente a dedicação e o esforço do Presidente ao associativismo, ainda hoje se mantém, agora na ordem dos 750 € !


Na prática este sistema de “blindar discussões” resulta que dois ou três coroas valem, por 20 ou 30 jovens associados
(nas devidas proporções o caso é semelhante ao que se passou com o abuso contra os pequenos accionistas dos dirigente no Millenium BCP e a derrocada) .

Os “intocáveis” estatutos e os ”os Franceses” (tornaram-se um caso estudo, com as suas graves consequências no descrédito infligido ao “património histórico barreirense”, oriundo do século XIX) têm o seu epílogo com a leitura da sentença no próximo dia 10 de Janeiro - às 10 horas - no Tribunal do Barreiro.





















Boa noite.