25 maio 2014

( 933 ) VENTO.

(Mais uma vez )vou votar para Contrariar O Que Não Quero. 














Apenas!

II

REMOINHO

Enrodilhei-me no Vento...
Vou e venho,
vou e venho,
e o Vento sempre a rolar-me,
e agora quero agarrar-me,
lanço a mão a procurar-me,
e é só o Vento que apanho...


Sebastião da Gama
(1924/1952)
In “Serra –Mãe”

III





Bom dia.

22 maio 2014

( 932 ) 14ymedio.com








Se estivesse em Cuba (não a do Alentejo, mas, na  Ilha  Herança dos irmãos Castro) não saberia que existia um jornal digital independente da blogger Yoani Sánchez.

Numa notícia via Brasil, envergonhada nos “órgãos de informação “ portugueses,  AQUI (quarta-feira, 21 de Maio de 2014) soube-se do 14ymedio.com  primeiro jornal independente em meio século em Cuba,  edição digital.

De imediato o site foi bloqueado pelo regime ditatorial de Partido Único: Partido Comunista de Cuba e o seu órgão oficial o Granma  .

Para os cubanos em substituição há a  yoanislandia.com ... cor de rosa 












Raul o Dono de Cuba  ( por herança do irmão Fidel herdou a Ilha ,como Marcelo Caetano herdou Portugal de Salazar , como Kim Il-sung herdou a Coreia do Norte de Kim Jong-il... )  explica ao povo que  o 14ymedio.com é um


Como o 14ymedio.com não está bloqueado para o estrangeiro via Internet temos acesso ao site no Alentejo e em Cuba,  Distrito de Beja , porque somos estrangeiros e porque Portugal é “estrangeiro”  graças ao 25 de Novembro de 1975.

Oxalá!















Boa tarde.

20 maio 2014

( 931 ) PETRA ! ¿TÚ CREES QUE ESTO ES COMIDA PARA UN CORNUDO?”

Dícese que una mujer casada con un humilde empleado, le pegaba los tarros para ayudarle a sacar adelante a la familia.

 Trataba muy bien al marido y procuraba servirle de comer manjares tan selectos como inadecuados a su posición – caviar iraní, paté de Estrasburgo, faisán trufado, etc.-, todo ello regado copiosamente con los mejores vinos.

 Un día, extrañada de que el marido no encontrase raro tanto lujo y derroche, pensó:

- Voy a darle un escarmiento, para que al menos sepa quien trae el dinero a casa; cuando llegue a comer, le pondré delante lo que le corresponde con arreglo a su sueldo.

Cuando el marido llegó derrochando simpatía, como siempre, dijo a la esposa:

- Petrita, ¿qué le vas a dar de comer hoy a tu maridito?

La esposa le sacó una pescadilla frita y medio tomate y el marido, hecho un basilisco, pegó un puñetazo en la mesa y rugió:

- ¡Petra! ¿Tú crees que esto es comida para un cornudo?”



















Bom dia.

( 930 ) ROL DE CORNUDOS.

- Petra!¿Tú crees que esto es comida para un cornudo?”
























Camilo José Cela (1916/2002) (intelectual galego, preferiu escrever na língua castelhana, ganhou o Nobel da Literatura em 1989) escreveu o Rol de Cornudos em 1976 - editado em Portugal em 1978.

Não consta que Cela tenha escrito algo sobre Filhos da Puta nem nos fazia falta depois de o Discurso Sobre o Filho-da-Puta de Alberto Pimenta (1937 [76 anos ]) ou as Palavras Cínicas de Albino Forjaz de Sampaio(1884/1949) “ aqui, para triunfar, é preciso ser mau, muito mau. Sê mau, cínico, hipócrita e persistente que vencerás.“

Os “cornudos” são universais, no Rol de Cela, o “cornudo buen vivedor” e o «cornudo zaragateiro” são os mais expostos.

 O “cornudo zaragateiro” é um tipo já conhecido das televisões dos jornais das rádios. Mexe em tudo que dê dinheiro. C.J.C. descreveu-o:

“ É um cornudo desprezível com traços de cachondo e de palhaço.
 A sua simples presença costuma levantar a moral aos mais fracos.
 É espécie que utiliza o cateter para fins desonestos» e que só diz o que o povo quer ouvir”

… a levantar a moral aos mais fracos. Vive disto.

Camilo José Cela, garante, ao homem nasce cornos assim que começa a pensar:

“Não penses e não serás cornudo” e arrumava os escolásticos de Salamanca, no século XVII, como homens de testa lisa, pois é deles a expressão:

“Longe de nós a funesta mania de pensar “.


Quem tiver essa mania funesta de pensar também arruma a II República (Estado Novo Corporativo) de ” Testa Lisa” e arruma a III República (Socialista) de “Cornudo Buen Vivedor” casado com o Estado.




















O euro dos homens maus e o escudo dos homens bons também arruma o “cornudo buen vividor”  nos seus pensamentos:

 “Que se lixem Los cuernos, son como los dientes; duelen al salir, pero ayudan a comer."

 El “cornudo buen vividor”  , es el cornudo optimista.

 Lo entiendo mejor como el que todo lo ve, o finge verlo, de color de rosa, pero siempre a cambio de algo.
















- Continua -

Boa noite.

12 maio 2014

(929) LAMA, SOB A FORMA DE CARANGUEJO. (III/III) .


































































V

Todavia, segundo o guru Josué de Castro,

foi a monocultura do cultivo da cana-de-açúcar que 

“o colonizador português trouxe para o Brasil, e que conhecia bem esta planta e as suas exigências específicas desde que a havia utilizado em estações experimentais na Madeira e Cabo Verde, o principal factor da degradação da alimentação da região “ 

que se alimentava de merda sob a forma de caranguejo.

Nesse mesmo ano de 1964 a ditadura militar ficou no Brasil 11 anos em “monocultura”  graças à esquerda irresponsável

Josué de Castro não mais voltou ao Brasil.

Passados cinquenta anos a via  socialista dos  países do terceiro mundo (o politicamente correcto a modernizar-lhe o léxico: subdesenvolvidos, emergentes, PIGS, BRICS…) feitos à medida da mitologia das histórias da Carochinha Marxista não consegue travar a evolução da humanidade:

Introduzida no período colonial, a cana-de-açúcar se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana. É também o primeiro do mundo na produção de açúcar” 

e o maior produtor mundial de café … em monocultura.

VI

E o que seria da revolução Cubana sem a cana-de-açúcar dos portugueses, como base económica, quando tinha toda a sua produção e venda garantida para a União Soviética a preços artificialmente altos?

VII

 Hoje, o novo czar Vladimir Putin caga -se (não estamos a falar de merda?) na revolução cubana no Fidel ché-ché e no colapso da indústria açucareira cubana que não resistiu ao fim da URSS e do COMECON reduzindo em quase sete vezes o volume de exportação - em comparação com os melhores anos.

VIII

Considerando a mentalidade de merda que desconstrói a razão dos homens, é um privilégio assistir ao mundo das utopias, inventadas e antinaturais - feitas ideologias -, a desconjuntarem-se no Tempo.

 “ (…) A Verdade é aquilo em que acreditamos, e aquilo em que acreditamos é aquilo que as regras do nosso cérebro fazem com que acreditemos “.



















Boa noite.

(928) LAMA, SOB A FORMA DE CARANGUEJO. (II/III)















IV
Passados 137 anos de Portugal reconhecer a independência em 1825 descrevia Castro seu Brasil:

 “ (…) Quadros de vida da vida dessa gente que vive atolada nos mangues sustentando-se da pesca de caranguejo e siris, chafurdando nesse charco onde tudo é, foi ou vai ser caranguejo, inclusive a lama e o homem que vive nela.

A lama misturada com urina, excremento e outros resíduos que a maré traz, quando ainda não é caranguejo, vai ser. O caranguejo nasce nela e vive dela. E o homem que aí vive alimenta-se desta lama, sob a forma de caranguejo”.

“Não se pode esquecer que a colonização brasileira iniciou-se no Nordeste sob o signo do medievalismo feudal, no qual se inspirou Portugal, desviado da sua rota histórica por sua interminável luta com o Islão, e isolado geograficamente do resto da Europa pela barreira dos Pirenéus, continuou encastelado no seu feudalismo agrário, caracteristicamente medieval.

Portugal, ainda mais do que a Espanha, como uma sobrevivência das cruzadas, impregnada de um espirito ao mesmo tempo religioso e guerreiro, místico e de desenfreada cobiça.

Sob este aspecto, bem diferente da colonização inglesa da américa, mais de índole burguesa e de espirito moderno, pós renascente e pós-lutheriano.”


Boa tarde.

11 maio 2014

( 927 ) LAMA, SOB A FORMA DE CARANGUEJO. ( I / III )



















As fotos, da bandalheira do afluente de merda com gente a apanhar bivalves na lama do rio, trouxe á minha memória o intelectual demagogo Josué de Castro e Sete Palmos de Terra e um Caixão e recordações da literatura panfletária de qualidade dos anos 60 .

Do que sei da “fome” ,como arma de arremesso, Josué de Castro foi  pioneiro dessa dialéctica de se se servir da “tensão social” para desacreditar o sistema capitalista.

Hoje os amadores das palavras , intelectualmente mais débeis, servem-se da “crise” e dos contentores do lixo para dizer a mesma coisa.






















II

Escrito entre 62 e 64, editado em 1965 em Portugal pela “Seara Nova”, Josué de Castro (1908/1973), era em 1964, embaixador do Brasil na Suíça e destituído aquando o golpe militar de 1964 pela ditadura militar (1964/1985).Exilou-se em Paris.

 Josué de Castro “inventou” a “sociologia científica” ou o “conhecimento científico”, tendo em conta que, desde sempre,  os marxistas o que sabem e dizem é sempre “científico”:

“ (…) a sociologia comprometida com o progresso social, não deixa de ser científica, por este engajamento”

daí que toda a desgraça do nordeste do Brasil tivesse a sua  origem num erro de geografia na descoberta casual   do “ sô Cabral “   ou no “gringo” que errou na história:


 “O Nordeste do Brasil foi descoberto pelos portugueses no ano de 1500 e pelos norte-americanos no de 1960”;

”Na primeira descoberta há muita literatura na segunda a literatura é pobre”.

 Daí a edição deste livro, para o mercado americano, "que pretende representar um documento desta segunda descoberta".





































III

Quem não tem saudades de um Delegado de Saúde que não facilite mangueiras da merda para o rio existindo apropriados camiões-cisternas e ETAR!

Bom dia.

04 maio 2014

(926) UM AFLUENTE DE MERDA!

Fotos às 14 horas,



















































































de um afluente de merda que desagua no cais do Clube de Vela !  

Boa tarde.