30 outubro 2013

( 889 ) ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL :MUNICÍPIO DO BARREIRO NO FIM DA TABELA DO DISTRITO.


LUSA 
30/10/2013 - 13:11

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões:
1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município;
 2) Planos e Relatórios;
 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 
4) Relação com a Sociedade;
 5) Contratação Pública; 
6) Transparência Económico-Financeira; 
7) Transparência na área do Urbanismo.

DISTRITO DE SETÚBAL

(do melhor para o pior)

                           Ranking /Pontuação
Sesimbra                  17           48
Palmela                    21            47
Moita                        31           45
Sines                          31           45
Setúbal                      66           40
Alcácer do Sal           85           39
Almada                       85           39
Grândola                   85             39
Montijo                      95            38
Seixal                          95            38
Santiago do Cacém 142          34 – desemprego  9,1%
Barreiro                    142           34- desemprego 15,4%

















Boa noite.

29 outubro 2013

( 888 ) HERR HEIDEGGER O NAZI QUE A ESQUERDA ADOPTOU.

1934 - com a insígnia do partido nacional-socialista 

Confesso a minha profunda ignorância na interpretação da filosofia de Martin Heidegger (1889/1976), ideólogo e mentor nazi, quando a separam do totalitarismo nacional-socialista e do führer.

O nazismo de Heidegger [a amante sua aluna de filosofia a famosa Hannah Arendt (1906/1975 judia anti sionista] prometia “libertar o mundo do jugo da técnica” e assumia -se como alternativa politica ao comunismo e ao liberalismo.

 Nazi assumido ,foi membro do NSDP em 1933, ajudou a expulsar professores judeus da Universidade de Friburgo , fez discursos apológicos do nazismo; apesar disso, um grande pensador?Pois  !

 Se Jean-Paul Sartre, seu aluno, viu no mestre “o nazismo um humanismo” o que mais tarde, estrategicamente, viria a renegar com esta afirmação em 1960:

“O caso de Heidegger é demasiado complexo para que eu o possa expor aqui “ in Critique da la raison dialectique”.

Sartre é o tal filósofo da esquerda caviar, esteve no PREC com uma G3 nas mãos no RAL1 em Março de 1975, na mais “surpreendente e comovente revolução dos últimos anos”, disse.

Há dias, por mero acaso, encontro “Heidegger e os Modernos “ de Luc Ferry e Alain Renault, editado pela Teorema em 1989. A obra desenvolve primorosamente a passagem de Heidegger I (o nazi) para o Heidegger II (o filósofo da esquerda e da democracia).

” Heidegger e o Nazismo “, de Luiz Nazario, é mais prático e acessível ao entendimento desta complexa trama académica.

A partir daqui, recuando uns anos, encontrei uma explicação para entender um  guru da esquerda Louis Vuitton, catedrático Boaventura Sousa Santos, que exortou em 2007, em Madison, o pensamento e a moral deste nazi, se me é permitida esta analogia:

E, como acontecimento, ela tanto revela como oculta. (…) A verdade é a sucessão de verdades com que vamos intervindo eficazmente no mundo. Os limites dessa eficácia são os limites da verdade. Se a verdade das causas implica a verdade das consequências, porque é que, por vezes, é tão dramática a discrepância entre o que se quis como causa e o que se obteve como consequência? "

 Filosofou o guru que não perde uma e vai a todas.

[imaginam alguém a falar e a escrever nos media ” A verdade é, assim, um acontecimento como bem a definiu Salazar na sua obra Como se levanta um Estado?]

Entenderam a técnica de enterrar as coisas sujas da história quando não interessa à intelligentsia?

Resta-nos, neste pais que não sabe sair da bancarrota, uma certeza e esta é importante e decisiva: a sociedade totalitária não traz consigo a salvação.

O nazismo só se manteve no poder doze anos e foi abolido pela força, na sequência da vitória dos Aliados.

O comunismo durou muito mais tempo, setenta e quatro anos em vez de doze e, se assim podemos dizer, morreu de morte natural, sem guerra nem revolução.

Posso recordar, um dia destes, a carta de João Franco ministro do rei dom Carlos a Oliveira Salazar com resposta deste?

A democracia totalitária não vai enxovalhar?

Boa noite.


28 outubro 2013

(887) SÓCRATES A CLAQUE CÍNICA E O PALHAÇO LULA.


Não confundir o micro Sócrates com o Sócrates de Platão, filho de Atenas, o verdadeiro filósofo. O português é uma contrafacção made in Science Po,coisa rápida mas mais em conta. 

Boa!












Sócrates, o animal feroz irritado, o artista completo, a vender o Magalhães que ninguém quer.

[investigação da lusa de Outubro 2013 revela que os computadores Magalhães raramente são usados nas escolas por alunos ou professores, nas aulas, ou fora delas: numas, isso acontece porque não há rede de Internet sem fios; noutras, onde há rede de Internet sem fios, por outra razão qualquer. Ficaram por levantar 3.345 computadores, sendo que muitos deles ainda estão embrulhados e embalados – os pais inscreveram-se para os adquirir, o Estado avançou com a compra – com o dinheiro dos nossos impostos – e depois ninguém os foi buscar. A culpa é dos pais? Longe disso. Afinal se os computadores não servem para nada porque é que vão fazer uma despesa supérflua? Não foram na conversa da banha da cobra e tomaram uma decisão económica racional de quem faz contas. Se o estado fizesse contas estaríamos em bancarrota?]

Ele faz parte do elenco de artistas na peça (em representação vai para quarenta anos)

O GANG DA RES PÚBLICA DE ABRIL


Um nojo!

O Teatro faliu, os artistas com direitos adquiridos não podem ir para o desemprego, e não pára de actuar, financiados com o dinheiro que vem do confisco das reformas- dos- velhos.

Os mecenas da próstata socialista-comunista-social-democrata-centrista em muito mau estado!

Trágico-comédia em últimas representações. Prevê-se o fim destes espectáculos lá para Junho de 2014.


Para terminar com mais bué de esquerda e  socialismo, desta vez, com O Palhaço Lula, mestre de micro Sócrates, a actuar em Joanesburgo.
















Boa noite.

17 outubro 2013

( 886 ) DE ONDE VEM O MEDO DE OFENDER A ORTODOXIA IDEOLÓGICA DA ESQUERDA ?


Vem da revisão historicista da Revolução Francesa (Vasco Pulido Valente fala em “revisionismo” de Cobb, Schama e Furet) que ainda não chegou nem entrou em Portugal, e que altera drasticamente a sua leitura jacobina e a leitura marxista de um acontecimento, que marca a fundação do mundo político moderno, apontado como fundador de valores como a Liberdade, Igualdade e Fraternidade e representa, simultaneamente, um dos mais sangrentos períodos da história contemporânea 

- a violência cega da ideologia revolucionária de Abril não queria cortar cabeças? … No Campo Pequeno? Talvez!

E o medo também vem por não andarmos hoje a lamber as feridas de ontem da guerra civil de 75 [por uma unha negra!]  - graças à existência de Cuba do empobrecimento e da exploração da economia planificada e da recusa da URSS ao plano diabólico (uma segunda Cuba na Europa capitalista e imperialista?) e dos Estados Unidos da América que não permitiu desacatos na NATO.


E esta democracia é necessária ao PCP?











No sábado dia 19 de Outubro porque é que não vão de Cacilheiro?



Alimenta ” as grandes lutas “ e ilude os incautos da outra margem com o tal “mundo dos bons "

- onde não há gente má nem desemprego, não há patrões, os capitalistas nem vê-los, bancos, só, os de jardim, toda a gente ri e canta feliz com muitos meninos rechonchudos e rosados alegres e risonhos 

[fusga-se!], no entanto, e é bom não esquecer, nos mistérios que nos reserva a fé, há sempre muita gente bem-intencionada que acredita . Vai!


Boa noite.

09 outubro 2013

(885 ) O CULTO DA INCOMPETÊNCIA.


















dois toques na imagem...

O senhor que está a receber tratamento do INEM feriu-se e sangrou bastante ao bater com a cabeça num destes outdoors estúpidos colocados sem a altura devida. Foi assistido no local pelo 112. Hoje 12,45 horas.













Esta publicidade estúpida com malta a rir em vez de chorar vai continuar no mesmo sítio a empurrar os transeuntes para a faixa de rodagem?

Ou esta aqui na rotunda reservada  ao partido há muitos anos presa a um poste com uma corrente ?














Hoje,de manhã,  uma pessoa que ia na faixa de rodagem foi atropelada. 













Recebeu assistência do 112 assim como o condutor do automóvel.

Se estes estúpidos outdoors não estivessem lá – num local exíguo que não permite a passagem de duas pessoas - e a berma fosse um passeio, digno do nome e de um local que deveria ser digno, isto aconteceria?













































Falar e escrever das coisas do  Barreiro , a minha terra, já não dá gozo nenhum para além de ser muito enfadonho e repetitivo.

Sempre as mesmas pessoas, as mesmas famílias, as mesmas conversas, os mesmos assuntos. 

As conversas redondas a cheirar mal. 

Hoje, estou exausto!

Os livros e os cães dão-me muita alegria. O titulo do post fui buscar a um livro de Émile Faguet (1847/1916)editado em 2009 da padrões culturais editora( já o trouxe aqui) .
Escreve na capa:

Defendemos mais democracia
Reivindicamos maior eficácia legislativa e judicial
Criticamos os políticos e o sistema
Apontamos-lhes a incompetência e a falta de valores de excelência
mas… na verdade ,
não são mais do que o espelho de quem os elege e legitima
à sua imagem e semelhança.

Boa tarde.


04 outubro 2013

(884) Noite de Cinema com RODRIGO CONSTANTINO O que é o liberalismo?
















Boa noite.

03 outubro 2013

(883) A CORTE DO REI KARL MARX O TEÓRICO.


O meu amigo berrinhos, não é a primeira vez que está aqui no barreirovelho, enviou-me esta imagem biográfica de Karl Marx e faz hoje anos (não o Marx, o Berrinhos é que faz anos) 

Parabéns e um grande abraço , Berrinhos. Saúde.















Vou alterar hoje o calendário dos postes “autárquicos” e falar de Karl Marx, que uma pequena parte do meu barreiro o adoptou como um filho … um grande filho da púcara, digo!

 (Com dois toques na imagem podem ler mas não ficar perplexos com tanto coisa que desconheciam.)

Já sabíamos que Marx “a personalidade mais poderosa da nossa época “ foi isto tudo e muito mais.

“O muito mais” encontrei na AURORA (Revista Mensal de Sociologia, Sciência em Arte de 1929 e 30). 

(AURORA o tradicional símbolo do despertar da luz, todas as manhãs, representando as potencialidades e as promessas).

Na AURORA discutiu-se meses a fio o insucesso da implantação da Internacional (ou Aliança) na Espanha de 1868 (Barcelona) [… um perigo se fosse secreta; inútil se fosse pública] e acusavam Marx e a sua corte (A Internacional e o Jacobinismo, bandos europeus) entre os quais sobressaia Paul Lafargue, socialista, ateu e activista estudantil em Paris.

 Lafargue muito rico, proprietário nascido em Cuba, mulato, teve dificuldades na sua eleição para a Camarra (sic) francesa por ter a nacionalidade posta em causa e facilitou as coisas atirando-se à filha de Karl Marx, Laura.

Casam-se em 1868; aos setenta anos de idade têm um fim trágico, envenenam-se, quando a fortuna, repartida até essa data, tinha sido desbaratada. Marx detestava este genro; melhor os genros (Marx foi um proprietário e riquíssimo) e escreve, confessando em 1882, a Engels: 

“Lafargue e Longuet (outro genro), que os leve o diabo “… uma exemplar família!

(Homens ambíguos que o ambiente de Marx e Engels sempre atraiu; homens de outra têmpera como José Mesa, jornalista, não podem respirar a ar desse meio. Lê-se.)

Com plena indulgência para os seus requintados ódios, Anselmo Lorenzo, encontrou em Londres, um Karl Marx descer ao nível mais baixo. Boa, Alerini!

 (a Sábado de 19 de Setembro 2013 página 91 conta que “um grupo de 26 miúdos entre os 11 e os 15 anos foi preso e acusado de conspirar contra Estaline. 

Os miúdos acabaram condenados a um ano de exilio. Estaline tinha entregue o caso ao general Vladimirsky, que Stepan nos seus diários (médico de Estaline) define como “ um personagem assustador”. As crianças foram impedidas de dormir e sujeitas a pressões psicológicas. 

Estaline, paranóico  sofria de distúrbios mentais e “pode ter perdido o sentido do bom e mau, da saudável e perigoso, do amigo e inimigo” relata o seu médico.)

A desavença na táctica marxista é uma necessidade:

 “ Alguns de nós tem-se interrogado se, aparte a questão de princípios não haverá em tudo isso, ou ao lado disso, questões de pessoas, questões de rivalidade, por exemplo, entre o nosso amigo Miguel Bakunine e Carlos Marx (…) ”.

Fico por aqui ,sem trazer a “internacional “ de Lisboa dos anos 70 do século XIX que esteve interligada a este caso do fracasso de Espanha; Antero, Fontana, Bonança, Fazenda e “ As reuniões que tinham lugar a bordo de botes cacilheiros, vogando o Tejo. (…) foi destas conferencias que brotou a ideia nítida das aspirações e de organização da classe operária… restrita ao centro “.

Deixo a questão: A tirania do dever socialista exige sempre a desavença?

Provavelmente exige: já que as ideias de Marx 

(“ideias que ele não inventou, desenvolveu, ou melhorou, mas que combinou num sistema, são amplamente aceites hoje, mesmo por muitos que enfaticamente se declaram anticomunistas e antimarxistas “) 

assentam no “poder politico no seu verdadeiro sentido, é o poder organizado de uma classe para a opressão das outras”.

O socialismo vê a sociedade como um drama, onde as pessoas se digladiam em vez de cooperarem.

A talho de foice (salvo seja) por que razão o socialismo nunca singrou nos Estados unidos da América como Marx previa , na "excepcionalidade americana"  sem explicação  - diziam Lenine e Trotsky?

Porque o Partido Socialista americano nunca conseguiu afirmar-se no panorama politico que continuou repartido entre Democratas e Republicanos, dado que a cultura americana (liberta do feudalismo que dominou a politica medieval europeia) fora criada por uma revolução centrada no Individuo, igualitária e essencialmente desconfiada em relação ao poder do Estado, o que influenciou um fortíssimo movimento sindical na luta contra os capitalistas e não contra o capitalismo.















Boa noite.

02 outubro 2013

(882) AS COISAS QUE APRENDEMOS COM O ANTÓNIO.


No Barreiro as eleições autárquicas de 2013 foram uma derrota para o pêcêpê que desgoverna a nossa terra há 40 anos !

 (salvo um hiato "socialista" de 4 anos  - 2001/2005 -  atacado por comunistas furiosos  e por  inúmeras tribos de índios e grupos de cowboys do mesmo partido socialista do barreiro.

 Os barreirenses ,a maior parte deles , são muito crédulos e quando se fala de socialismo ou comunismo ficam a salivar. Ficavam ! Mas são muito engraçados.

 Nestas últimas autárquicas nem podiam ouvir falar nessa coisa do socialismo e o comunismo já enjoa. 

Para azar as caras dos “socialistas” que irritam muito os barreirenses continuavam a aparecer e a rir muito. Tudo a rir. fuuuda - se!( desculpem a ordinarice mas é dos nervos e vindo dos nervos desculpa-se tudo. Muito obrigado)

Mas o António exausto e muito intrigado  , no seu PC , descobriu  fenómenos paranormais no barreirismo e uma nova espécie  de formiga a formiguinha  vermelha ou a formicacamarrus

(conhecíamos a formiga branca de 1913, da Noite Sangrenta de 1921, assassina do carbonário e fundador da república Machado dos Santos e do ministro António Granjo e outros; a vermelha, vermelha, só a da Legião Vermelha de 1915 com os seus bombistas mais conhecidos o Bela Kun e o Gavroche)


 [para bater em garotos... António!]

e que foi imprescindível na vitória retumbante da CDU ,mas ,não ganharam tudo como queriam por causa do fenómeno  dos independentes [boa António!]  na União das freguesias de  Palhais e Coina : não são "independentes", mas , sim dissidentes dos “socialistas” do Barreiro que tinham ganho com mérito a Freguesia de Coina em 2009 !

Voltando à formiguinha, não andava esta de porta em porta, a medíocre, coitadinha ao frio e à chuva, cansadinha, fofinha com muito amor para dar e em vez de convencer os eleitores a votar na CDU, afastava-os:

- Publicidade aqui não!
- Desculpe camarada: sou uma formiguinha vermelhinha e amo muito o Barreiro!
- Queres Baigon ou Xeltox sua trafulha já não me enganas mais.

 A matemática maldita, essa coisa fascista do Crato, dá-nos o valor real e moral da abstenção nas Autárquicas de 2013 no Concelho do Barreiro que passou a barreira dos 50 % superiores aos 47,40 % do território Nacional 

(a assentar arraiais nos 54,62 % contra os 47,18% que tinha em 2009).

Falar para o boneco que legitimidade dá a essa coisa da visão estratégica “ ?
















Bom dia.

01 outubro 2013

(881) OH !, ANTÓNIO, ESTA É DE PARTIR O COCO.



Como assim?

- Conte-nos lá como fez as contas?

Não é verdade que a CDU em 2009 para a Câmara Municipal do Barreiro teve 18.087 votos e agora em 2013 tem 14.380 votos?

Fazendo as contas – e bem - (só para a CMB) não lhe faltaram 3.707 votos de 2009 para 2013?

Quer contabilizar também os 3.074 votos da Assembleia Municipal mais os 3.268 para a Assembleia de Freguesia de 2009  perdidos em 2013 ? ( contas do  MAI) 

Quem ganha em casa às arrecuas convence quem?









Boa tarde.


Ps: António, receberá (dentro de dias, via CTT, sem custos de envio) um brinde com uma tabuada e máquina de calcular – coisa simples.