31 maio 2013

(846) HAYEK .

                                  
A distinção no direito de sufrágio universal, de limitar a idade a partir da qual se pode votar, permitia a Friedrich von Hayek (1899/1992) de contrapor que

“os ideais da democracia também estariam melhor servidos se os funcionários públicos fossem excluídos do voto “.

Interrogamo-nos  se no futuro a democracia totalitária a idade já não será a partir dos, mas, também até aos para excluir .

Não vota a partir dos 65, 70 ou 80 porque está ché - ché. Quem garantirá o contrário?

Neste pressuposto - de sufrágio universal -  dizia Hayek:

Uma democracia pode facilmente criar inúmeras leis injustas e ineficientes, conceder privilégios e discriminar grupos.

II

O pensamento de Hayek explica-nos a famigerada Contribuição Extraordinária de Solidariedade sobre os reformados da segurança social  , [a CGA não cabe neste raciocínio] inimaginável em democracia, mas, já imaginável em regimes declaradamente totalitários e a “nossa” imposta não representa nenhuma solidariedade. É vigarice!

Este “altruísmo” do estado com o esforço alheio é um abuso e descarada hipocrisia da ditadura do “politicamente correcto” e do “culto à democracia” jogando com palavras simpáticas; Hayek deixa claro que o princípio da justiça distributiva é o oposto a uma sociedade livre:

a igualdade de benefícios é totalmente incompatível com a liberdade.

Hayek considerava que a liberdade fica muitas vezes ameaçada  pelo facto do povo delegar o poder e confiar naquilo que ele mesmo conhece de forma relativizada  sem optar por uma postura de dúvida e questionar.

Aprendendo com a vida, sabe-se , que a liberdade individual preserva esta condição de duvidar e questionar.

III

É um erro aceitar que a opinião da maioria deve ditar os padrões da sociedade, e ,  o oposto do princípio que permitiu o avanço da civilização.

O avanço, como afirma Hayek, consiste em poucos convencerem muitos.

Daí que Hayek reconheça em Aristóteles a verdade sobre o “culto à democracia “ entendida como simplesmente “o governo da maioria “. Nessa maioria a democracia pode gerar - gera -  poderes totalitários.

IV

A vida não se compadece com o ponto de partida de cada um, pois, a herança genética já nos tornará a todos diferentes.

Depois, o ambiente familiar, a família no seu todo, a educação dos pais, os círculos de amizade, terão sempre uma grande influência na formação do individuo e cada um ,de livre- arbítrio ,será responsável por si e pelos múltiplos caminhos que escolher  .

E , os calimeros  [frustrados de mente de caranguejo] continuarão a sonhar com a igualdade, enredados na inveja “ a mais antissocial e maligna de todas as paixões “.
  



Boa tarde.

08 maio 2013

(845) O BARREIRISMO.


Na minha terra o barreirismo já arrancou com A Casa dos Segredos para as próximas autárquicas .

Prometem-nos mais do mesmo na continuidade de uma linha muito ténue que separa a informação da propaganda a lembrar o insubstituível Chavez um artista completo – agora em passarito chiquitico.

II

"El pájaro, prosiguió Maduro algo emocionado, «se paró en una viga de madera y empezó a silbar, un silbido bonito», dijo imitándolo. «Me lo quedé viendo y también le silbé, pues.


El pajarito me vio raro, ¿no? Silbó un ratico, me dio una vuelta y se fue y yo sentí el espíritu de él», de Hugo Chávez, remarcó."




Ahora me estoy preguntando:

 Diz-me pajarito, entre adultos e miúdos – muchos niños -


Eram 4000 ou 5000?

1ooo !

Bate certo com o que escreveu o recém neo liberal da imprensa local, Jornal do Barreiro , caído em desgraça (por a actual gestão do proprietário, saber - fazer contas, não desviar receitas do útil para o inútil) enquanto não lhe inventam um passado fascista - Allahu Akbar; Deus é grande … à muçulmano!

“Os homens sensatos reflectem” Alcorão,III,5

- Perdes-te o pio , pito güe? (é o nome dele)

- “Si tú silbas yo silbó”

Vou silbar, pajarito de mi alma:

Na III República a ditadura do poder local com os seus autarcas de norte a sul e ilhas, mesmo sem provas dadas nem trabalho feito, não têm vergonha nem largam o osso!

Não largam o tacho nem à lei da bala !

[pudera: não se conhece só um único caso de um politico português que apresente rendimentos do trabalho (IRS) superiores àquele que passa a auferir quando politico profissional eleito, não contando com os privilégios na reforma, no tempo e no cálculo … e saciar-se da ansiedade de protagonista ].





Boa noite.

06 maio 2013

( 844 ) O PODER LOCAL CALOTEIRO.



O PAEL -Programa de Apoio à Economia Local criou uma linha de mil milhões de euros para os municípios caloteiros poderem pagar as suas dívidas a fornecedores.



Dos setenta e um municípios caloteiros, na lista acima indicada, 9 recebem uma verba superior a dez milhões de euros, entre eles está a Cidade da Participação com cerca de 11 milhões de €.

No fundo, o Estado permite que estas câmaras caloteiras transformem dívida de curto prazo em dívida de longo prazo, em maturidades entre 14 e 20 anos: na prática estrangulam financeiramente os próximos 4 a 5 mandatos de quem vier – na impunidade?

O eleitorado em Outubro vai entregar isto a quem?

Se esta gente não fazia nada por causa da “crise” agora é que não fará mesmo nada com o sufoco da mini troika no Concelho do Barreiro.

II

Esta gente eleita, sem rigor no controlo de receitas e despesas, para manter o equilíbrio orçamental, não está a provocar a jusante o empobrecimento?

- Quantos destes fornecedores  deixaram de respeitar compromissos e obrigações ou faliram ?

- E os “trabalhadores “no fundo de desemprego: quantos?

- E as famílias “na-miséria”: quantas?

Há números ?

Esta gente não sabia que estava a gastar o dinheiro dos outros e a comprometer projectos empresariais e a vida futura das pessoas?

Para quando a criminalização do político eleito [condenado por violar a lei  seria impedido de se candidatar a qualquer lugar público] que não cumpre o princípio do equilíbrio orçamental e leva a autarquia - ou uma empresa com erário público - à bancarrota?

III

Dinheiro não lhes faltará no próximo mandato para retirar do centro da Cidade os cacos que ainda restam da estátua de Alfredo da Silva. 

Foi uma questão de tempo !



Boa noite.