29 janeiro 2013

(830) ÍNDIOS E COWBOYS.


… a ler isto



SEGREDOS DA MAÇONARIA PORTUGUESA /António José Vilela/a esfera dos livros/Janeiro 2013/ISBN 978-989-626-446-8


dou com um nome  que não me é de todo estranho



Depois de pensar, pensar, de onde já vi este nome, dei comigo a dissecar 

(gosto desta palavra, recorda-me o escalpelizar que é tirar o escalpe e o escalpe é o couro cabeludo.
A malta agitada no República (passou de um sindicato a um prédio chiquérrimo da intersindical) ou no Teatro-Cine (a uma igreja Jeová) com os filmes de cowboys e índios.
Estávamos sempre do lado dos cowboys que enquanto disparavam balas certeiras, cada uma era um índio morto a cair para trás com os braços levantados- nunca entendi porque não caiam de lado- por sua vez os índios atiravam flechas contra as balas e quase sempre perdiam mesmo por muito mais numerosos que fossem.
Os índios tinham uma técnica de persuasão inesquecível: branco morto ficava sem cabelo!
Os índios andavam todos com uma faca muito bem afiada. 
Na cabeça do branco(agora diz-se caucasiano), morto ou vivo, faziam uma incisão em toda a volta do couro cabeludo e puxavam da testa ao pescoço (não ficava nem um cabelo para contar) tinham uma prática que impressionava muito os miúdos. Ainda mais  o escalpelizado com a cabeça cheiinha de tinta vermelha … não é sangue, dizia a malta.
“Ce n´est pas du sang ,c´est du rouge “ dizia Godard.
E impressiona tanto o “rouge”, a fazer de sangue, que nunca nos esquecemos por mais fantasiosa que seja o cinema e a vida… ah! e o cowboy mau depois comeu a índia todinha todinha... tava o peixinho, veio o gato e comeu! 
Mas veio o cão e o gato teve de se esconder... 
Depois, veio o coelhinho... 
- Não, não! O coelhinho vai com o Pai Natal e os Palhaços no comboio ao circo. Porra! Já me perdi!)

Dizia eu que estava a dissecar o quê? 

Ah! 

As “puras especulações“ + o facebook +   a ética -  é uma outra que desconheço :pelo que se lê não é a de Sócrates o grego, talvez seja um estilo filosófico à Sócrates o aldrabão”.

Que post de merda. Acontece!


Boa tarde.
  


26 janeiro 2013

(829) SEM CIRCO ROMANO LEÕES OU CRISTÃOS ATIRAM-NOS AOS CÃES DA MATA DA MACHADA.



 “ Deus, na altura da criação confiou o homem à guarda do cão, para que ele o preservasse dos encontros com o diabo. Mas o cão nu, não tinha pêlo, deixou-se subjugar pelo inimigo e tornou-se por isso o responsável da queda do homem. Como punição Deus deu-lhe a sua forma actual e recebe o seu pêlo do diabo, como pagamento da sua traição. Então Deus amaldiçoou o cão perjuro nestes termos:

Tu sofrerás sempre de fome, tu roerás os ossos, e tu comerás os restos dos alimentos dos homens, que te moerão à pancada.”(Uno Hara Harva /1959)

…e penarás neste  Barreiro Novo



por levantares o tapete  que esconde o lixo da  Autarquia Das Bocas.

II


O que é que esta propaganda tem a ver com a Mata da Machada?

O autarca recordou que, ainda recentemente, tem decorrido um abaixo assinado, que conta com milhares de assinaturas em defesa de um cão – “não se viu nenhum movimento de assinaturas em defesa da criança”. “Não se falou da criança, falou-se do cão que atacou uma criança”

Tal e qual como vocês não falam do cigano “dono” do cão na tal “superabundante legislação sobre os cães” para a Mata da Machada.



A semelhança e harmonia entre todos, a postura estereotipada perante a realidade, o pensamento e o falar, assemelha-se a uma maldição que caiu sobre o Concelho… e, melhor ainda, uma humilhação aos barreirenses que sejam os melhores ou os mais capazes do que a maioria.



Boa noite.

Não liguem. São políticos. Confundem e assustam as pessoas. Se tiver interesse em ficar esclarecido sobre legislação para animais de companhia leia isto



e desfrute do privilégio de uma mata aqui tão perto.
E leve os seus melhores amigos consigo.
As minhas melhores recordações "selvagens"  estão no campo e na praia, no inverno,com os meus cães.
Na nossa Mata da Machada é uma delas.Os coelhos ! As raposas !
Na Caparica, a da Mata, outra.
[aliás um dos meus cães, um vadio, veio da praia da Mata; gosto dos rafeiros vadios] 
Há muitos anos, ainda a Machada não se tinha tornado moda e boomerang político, já a desfrutava como um anti stress profissional a recompor energias.
 (Nunca fui funcionário público! )
 Duvido que algum desses gajos saiba o que é correr no inverno, debaixo de chuva, 10 quilómetros ... na Mata da Machada?( não me refiro aos tempos de tropa !)
 Tenho muito respeito pela natureza e menos pela tropa ou pelas fardas ,como escreveu o meu velho colega de curso "das químicas "; e não o vejo há mais de meio século! Tanto tempo ?

Regime Jurídico dos animais de companhia /Fátima Correia Leite e Esmeralda Nascimento/Livraria Almedina/Maio 2004.

25 janeiro 2013

(828) A ESTRATÉGIA DA ESQUERDA MALICIOSA E DA DIREITA DOS NEGÓCIOS NA CHOLDRA DO CENTRO HISTÓRICO.


  
Aconteceu à desgraçada da mula, podia ser uma pessoa, um cão, um gato, qualquer coisa que mexa serve.

O incêndio na Marquês de Pombal e traseira para a Travessa Nova do Rosário, no Carnaval de 2012, foi a salvação destes infelizes 
   





O cativeiro manteve-se à escâncara até ao dia do ajuste de contas entre eles, à farwest   - e o fogo ocupou-se desta histórica Travessa ( histórica é uma gentileza ;  poucos  barreirenses conhecem isto! ) .



Como meteu TV, bombeiros e policia, deu nas vistas, por isso, a máquina não conseguiu abafar o acontecimento,

[o politicamente correcto dos “jornalistas” e “opinadores” barreirenses abafa e sufoca a informação inconveniente; fazem-se de parvos e distraídos. Muitos e muitas são mesmo parvos e parvas. É um facto!] 

senão, os desgraçados ainda lá estariam; entretanto, no mesmo dia, e nos outros que lhes sucederam, ouvia-se do camarro revoltado expressões de apreço e saudosismo pela Lei e Pela Grei.

- O 50 os cavalos os jipes o Capitão Olho de Vidro o Sargento Reis o Cabo Cabra Alta que fazem muita falta!

Talvez!


Boa noite.

23 janeiro 2013

(827) DIÓGENES E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.




- Diógenes, qual a coisa mais bonita do mundo?

- “ A liberdade de expressão “.

Respondeu - há mais de 2400 anos!

Em Portugal também temos essa coisa “da-expressão” ,há quase quarenta anos ,consignada na Constituição, artigo 37 º - (liberdade de expressão e informação):

No ponto 2 dos 4 do artigo, lê-se:

“O exercício deste direito não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura”

Se este direito não pode ser impedido ou limitado, então, como explicar o medo, o terror, o pavor ,a “desmobilização dos espíritos “ e a ajuda permanente à  inimputabilidade  desta gente sem regras.



 (…) “ficámos a saber “quem”, “quando” e “onde”, ficámos com sérias dúvidas em “o quê”, o “como”e “porquê” ficaram sem resposta, porque nem sequer foram questionados.”



 foto despressentida dos novos perigos onde nasci , cresci e aprendi a nadar.

Bom dia.

22 janeiro 2013

( 826 ) Mu.



Zen - “Todos os seres vivos têm uma natureza de Buda”.

Um monge perguntou a Joshu, mestre chinês:

- Um cão tem uma natureza de Buda ou não?

O mestre respondeu:

- Mu. (nada)

( A Passagem sem Porta) “Aquele que atravessa essa porta sem porta
Caminha livremente entre o céu e a terra.»Zen.

(nada)“Mal comeces a pensar “tem”, “não tem”
És um homem morto.”

 “As palavras não podem descrever tudo: a mensagem do coração não pode ser enunciada por palavras; se levas a sério as palavras à letra, estás perdido “.

II




III

O maior dos heróis (Celta) Cuchulainn, é o cão de Culann. Comparar um cão a um herói era uma honra, prestar homenagem ao seu valor guerreiro.

O lebréu (no Islão) não é considerado um animal impuro, ao contrário dos outros cães, mas sim dotado de baraka. Protege contra o mau-olhado. Os Muçulmanos da Síria acreditam que os anjos nunca entram numa casa onde haja um cão (WSR,2303) (No Islão a coexistência do cão e do anjo é impossível).

 Maomé proibia matar cães, excepto os cães negros que tivessem duas manchas brancas sobre os olhos, pois esta espécie de cão era o diabo.

 Dizia o Profeta que matar um cão torna impuro quem o mata; diz-se que é tão mau como matar sete homens; acredita-se que o cão tem sete vidas. O cão que guardava os Sete Adormecidos na sua caverna (Alcorão, 18) é representado nos amuletos.(enquanto o seu cão dormia com a as patas estendidas, à entrada da caverna. v.18)



IV

Estimo e admiro os cães tanto ou mais que Diógenes o Cínico, ou o Cão, que “assobiava, e uma multidão reunia-se à sua volta, [para o ouvir] como se fossem cães “.



“Quanto mais conheço os homens mais gosto dos meus cães”, disse.

E eu, que gosto de “todos” eles, prefiro assim:

Quanto mais conheço os homens mais gosto dos cães; ressalvando para os cães o mesmo para os homens:

“Afasta-te daqueles que são teus inimigos, e está alerta com os teus amigos “BenSira6.13.



Boa noite.


08 janeiro 2013

( 825) QUATRO ARGUMENTOS PARA ACABAR … COM ESTA TELEVISÃO. (parte III)



As 460 páginas, do americano de Jerry Mander, de “QUATRO ARGUMENTOS PARA ACABAR COM A TELEVISÃO” (edições Antígona/1999) continuam actuais  e são merecedoras de um “Nobel”:

“ Acima de tudo a televisão deposita-nos imagens no cérebro. (…) 

Vemos televisão e pensamos estar a olhar para uma imagem, quando, na verdade temos apenas diante de nós o brilho fosforescente de trezentos mil pontos minúsculos.
A imagem não existe. 
Apesar de parecerem constantemente iluminados, os pontos pagam-se trinta vezes por segundo, criando o efeito cintilante da televisão, semelhante ao das luzes estroboscópicas ou fluorescentes  ” 

“ ver televisão assemelha-se talvez a sonhar acordado, embora se trate do sonho de um estranho, vindo de um lugar distante, projectado no ecrã da nossa mente.
O facto de as nossas imagens televisivas apresentarem alguma semelhança com a imagética do sonho poderia ajudar a explicar a crescente confusão entre o universo real e o imaginário.

Para muitas pessoas, a televisão vai adquirindo o estatuto de realidade, ao passo que as suas vidas entram em dimensão de sonho."

”Os movimentos políticos liderados por uma única figura carismática adequam-se eficazmente à televisão. 

Quando o movimento não apresenta qualquer líder ou foco destacável, a televisão trata de arranjar. 

É mais fácil transmitir Mao Tsé Tung do que qualquer coisa sobre o comunismo chinês “.



… igualdade de género !

Por mim nunca acabaria com este “tabu “ em que se transformou a televisão, mesmo, sabendo que ela obscurece a mente, na convicção que vivemos numa sociedade democrática, ainda que a TV possa vir a ser interrompida por seis meses para que se oiça a verdade.

[Que é a verdade? (Jo.18.38)]

Boa noite.

(824) INQUISIDOR DO EIXO DO MAL DESCOBRE EM ISABEL JONET ANTECEDENTES FASCISTAS E LIGAÇÕES A SUPICO PINTO. (parte II)





Isabel Jonet foi linchada (metaforicamente… por enquanto!), por manifestar uma opinião na TV; o que disse foi correcto e reflecte com rigor a sociedade portuguesa - o passado o presente e o futuro - e que está documentado e publicado:

 é só consultar!




Tudo está dito com clareza e rigor, sem subterfúgios, com o mérito de enfrentar o poder do politicamente correcto da esquerda bem-pensante.



Não vou perder o meu tempo com esta gente da “linguagem da verdade” da “moral e dos bons costumes “
[conheci  a Supico Pinto  na Guiné] e  consigo imaginar o que seria se tivessem vencido no PREC como também sei que Polícia estaria hoje na António Maria Cardoso.



Boa tarde. 

(823) QUATRO ARGUMENTOS PARA ACABAR COM A TELEVISÃO. (parte I)



Corresponde ao título de um livro, “velho”, bem estruturado, escrito em meados de 1977 – durante três anos - por Jerry Mander, americano, publicado em Portugal 22 anos depois – à época era o tempo médio do nosso atraso à “civilização ocidental”

Depois, reduzimos este atraso, mas, fomos incapazes de reduzir os anos que nos separam em “mentalidade”.

Relembrei-o hoje, ao saber do linchamento de Isabel Jonet nas “discussões “ tautológicas dos inquisidores do eixo do mal na SIC/N e na confusão que provocam, não com o que não sabem, mas, com o que sabem e não é verdade.

E não esqueço, que foi com a liberdade sem responsabilidade pessoal ( ... na devida proporção !) e as exageradas retóricas tautológicas  [sentenças particularmente eficazes “ pois transformam a linguagem de quem a emite “ na” linguagem da verdade “ Marcuse] que "forçaram" os militares do 28 de Maio de 1926 a acabar com a I República e a "entregar" o poder a Salazar:

 daí a ditadura do Estado Novo; o estado autoritário, a constituição de 1933, que durou até 1974.

A história do século XX tem mais exemplos!




Bom dia.

03 janeiro 2013

( 822) O FUTURO DO BORDEL DA III REPÚBLICA EM DUZENTAS E QUARENTA FOLHAS A 4.





Foi mais ou menos assim que abriu o bordel da III República e entregue a gerências sucessivas de Merceeiros irresponsáveis e sem vocação para o ramo



O Vasco! Ai o Vasco!O companheiro Vasco ! Foi o mais esgrouviado de todos eles até hoje. Esteve na gerência um ano e picos. Havia porrada no bordel dia sim, dia não. Como não sabia fazer as contas irritava-se e era o cabo dos trabalhos para lhe pôr o colete. Nunca teve juízo!



10 Anos na gerência e fora os que mama em Belém. Não sabe nem nunca soube o que quer, mas, já consegue identificar o Thomas Moure do Thomas Mann, continua confuso com o  Tomás Morus; também já come o bolo-rei sem se babar ou enojar os presentes. É de origem marroquina. Tem dupla nacionalidade; em casa fala português, fora fala o árabe. Ainda é pior nas vogais do que uma pessoa que conheço que troca na escrita o o pelo e no final das frases!


9 Anos na gerência e tem uma obsessão por Salazar. Reinou em Belém. Está ché-ché e pensa que é o dono do Bordel! Tem alucinações .



6 Anos na gerência e foi pregar Marxismo para os pobrezinhos. É casto!



6 Anos na gerência; deu em doido com o nome de baptismo, daí ter ido para Paris estudar filosofia. Está rico .


Fugiu ao fim de 2 Anos na gerência para um bordel de alto nível. É dele o mérito de inventar a dança e o contorcionismo no varão.


Esteve na gerência  uns meses e fez um doutoramento em violinos de Chopin   ; fugiu com a brasuca do varão!


Todas estas alimárias prometiam amanhãs que cantam, bacalhau a pataco, peixe à viva da costa e supremas produtividades por hectare, sem nunca lhes faltar imaginação e criatividade para o embuste e contas atrás do barril.

II

Fazem-nos agora acreditar que o bordel falido entrou em auto-gestão - sob o controlo operário – mas, é  uma mentira.

A actual situação do bordel é esta:

 ou pagam o que devem aos fornecedores ou vai tudo para a o olho da rua!




III

Uma comissão de fornecedores que enterrou aqui umas guitas, entregou a gerência do bordel a uns boys socialistas do PSD ajudados por uns neocomunistas do CDS a ver se aquilo levanta um bocado;

 talvez!



Bom dia.

P.S. Votos para que o Novo 2013 seja igual ao Velho 2012. Para o 2014 logo se vê: um de cada vez!
Nunca leve esta gente e o País a sério. Pense em si e nos seus!
A salvação é individual e não descure que há poucos lugares na baleeira.
Trabalhe! Trabalhe muito!
Saúde.