26 maio 2010

( 683 ) O PCP ORDENA A CGTP CUMPRE A MALTA OBEDECE. DIA 29 HÁ MANIF !

No INTER NACIONAL , obra exemplar no mundo do sindicalismo português, vem explicado inteligentemente, com “classe” e rigor, como o pcp orienta a confederação dos trabalhadores portugueses, conhecida por CGTP- IN.

Uma “ lapalissiana verdade “, com muito mérito, que vai fazer parte da história do sindicalismo português e da sua esquerda radical estalinista -leninista.

O livro tem mérito. É muito digno, frontal, assumido, documentado, não ofende nada nem ninguém.

Florival ao recusar “ser um militante na acção sindical “ só tem uma ambição:

que os seus detractores, no mínimo, leiam o livro, que “ para muita gente é uma trabalheira “.

Metade da obra comporta onze anexos imprescindíveis, e , a abrir ,“ Umas poucas de Palavras ao modo de Preâmbulo “ por Paulo Sucena.

Inter Nacional
Florival Lança
Profediçoes. Lda./Jornal a Página
Março 2010
ISBN 978-972-8562-63-2
1000 exemplares (!)



II

Que “blasfémia” levou a que Florival Lança, ex-secretário de relações internacionais da CGTP-IN , fosse “afastado por delito de opinião” do seu partido e da sua Central Sindical ?

A “blasfémia” de contrariar esta orientação


A CGTP_IN, mais países “amigos” querem “relançar “ a FMS – federação sindical mundial criada como central sindical única, em 1945 pela união soviética durante a guerra fria.

Até 1990 a FSM era a maior confederação sindical mundial, representando cerca de 180 milhões de trabalhadores.


Com o desmoronamento do bloco comunista em 1991 a FSM sofre desfiliações em todos os continentes.

Presentemente os seus filiados estão reduzidos aos países em desenvolvimento, Ásia, América latina e médio oriente.

ao defender a adesão da CGTP-IN à CIS - confederação sindical internacional ,uma opção minoritária “ considerada quase uma blasfémia pela maioria “ contrariando , deste modo , a orientação do PCP que decidiu pela FMS.

Lembram-se do “critério” estabelecido, no congresso da CGTP-IN em 2008, de não escolher para o conselho nacional dirigentes com mais de 60 anos?


Era parte do pacote de acerto de contas !


III

(…) Esta norma foi pontual “ para vigorar apenas no congresso de 2008; “ uma norma pontual, ad hoc, e para mim, que levou por arrasto [ José Ernesto Cartaxo ] mais alguns dirigentes que não tinham cometido delitos de opinião . (...) ibidem Florival Lança idem Expresso 10Abril 2010 pag. 12.

AQUI a entrevista completa .

- Continuaremos a pegar neste livro histórico com 1000 exemplares –




Boa noite.

25 maio 2010

( 682 ) INTER NACIONAL de FLORIVAL LANÇA.

Neste livro ,de Florival Lança ,















há coragem q.b. , de um sindicalista -comunista , 28 anos dirigente ( desde 1980) da CGTP , agora transformado num "traidor que se vendeu ao Imperialismo " por não permitir que a sua liberdade individual fosse asfixiada ... ao fim de 33 anos ( ! ) de militante do pê cê pê .

- faz lembrar o FOI ASSIM de Zita Seabra editado em 2007.

O livro é um libelo acusatório do sindicalista que recusou pertencer ao comité central por entender que o sindicalismo é uma coisa e o partido outra .

Acabou “queimado” por delito de opinião !



II

A lembrar-nos um politico profissional , o “ camarada presidente do comité central “ , que acumula os cargos de - para além de militante profissionalizado - presidente de autarquia , funcionário politico de profissão ,membro do comité central , membro da Comissão Concelhia do Barreiro e nunca se fica a saber , quando convoca AQUI o povo para a “revolução contra Sócrates” , se o seu coração está no Barreiro ou na Soeiro Pereira Gomes .

III

(…) odeio política e não gosto de políticos, não quero saber nada de política (…).


José Mourinho in SÁBADO 20maio2010 pag. 52














Boa tarde.

- voltaremos ao Inter Nacional e a Florival Lança -

( 681 ) A LIGAÇÃO DAS DUAS ROTUNDAS ATÉ AO FIM DO ANO de 2008!

O retrógrado Barreiro Novo não aconteceu por acaso!

A actual mediocridade da politica barreirense, sustentada no “politicamente correcto” da bolchevização da imprensa local ,sem espinha dorsal , permite que se digam coisas destas


AQUI “A ligação entre as rotundas, da Avenida Alfredo da Silva e a rotunda do largo das obras, antes do fim do ano [2008] “ pdf pag.2.

na impunidade!









































Bom dia .

24 maio 2010

( 680 ) O BARREIRO NOVO E A ROTUNDA QUE NOS ENVERGONHA.

As vergonhas são muitas e não passam pela obra do escultor.

Uma, entre elas, é a envolvente degradada, mixorofada, um ex-líbris deste Barreiro Novo em Obra.


II


AQUI o instituto superior técnico ensina-nos a conhecer uma rotunda digna do nome; constatará que a obra feita de sofreguidão, no largo das obras, desrespeita o 1º princípio “ favorecer saídas e dificultar entradas” e a 1ª preocupação “os condutores têm de aperceber-se da existência da rotunda “ cf. Pag. 14 e 16.

III

Esta semana líamos AQUI este tímido desabafo de um artista barreirense “a não querer ofender ninguém” :

“ estou sobretudo ligado ao desenho e à arquitectura. (…) os projectos de qualidade não são feitos no concelho . Temos arquitectos que nasceram no Barreiro, que por alguma razão têm uns clientes, e que nunca saíram desta cidade “.

Pois!



IV

... quem vem da avenida da praia














saídas e entradas


































































aqui está outra história













vem do Fórum ou vai para o Fórum ?












"na rotina diária de cada barreirense "













Boa noite.



amplie as fotos com dois toques

20 maio 2010

( 679 )AS COSTAS LARGAS DA ARTE PÚBLICA.

O que se segue em baixo responde, em parte, à perplexidade de muitos barreirenses que vêm ao longe o grandioso elemento escultórico de Malangatana,“abandonado” em local indevidonão vivencial - a que ninguém liga a mínima importância, e que serviu unicamente para a actividade política de expansão eleitoralista.

II

“uma estátua honesta é muitas vezes mais interessante que as intervenções abstractizantes que se vêem pelas rotundas de Portugal”, João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

III

(…) Desde os anos 80, que a má qualidade da escultura pública instalada em rotundas tem sido objecto de debate e contestação no seio da comunidade artística, levando alguns artistas, historiadores e críticos de arte a denunciar essa realidade procurando alertar a opinião pública e as entidades responsáveis – principalmente Câmaras Municipais.

Paradoxalmente, todo o esforço desencadeado nesse sentido não obteve resultados imediatos, mas pelo contrário, o fenómeno alastrou-se de tal forma que se tornou numa verdadeira moda, neste momento, pode observar-se a sua implementação quase indiscriminadamente por um grande número de municípios em Portugal.


Os responsáveis por este fenómeno desconhecem a principal função da arte pública, ignoram a sua relação próxima com o público e os novos paradigmas estéticos.


Insistem em considerar a rotunda como um lugar por excelência da escultura urbana, uma ideia completamente errada, porque a rotunda é um espaço fisicamente morto e inacessível e, portanto, deve ser considerado inapropriado para as artes plásticas.


Julgamos que a arte pública deve ocupar, preferencialmente, espaços vivenciais, isto é, ruas, jardins, praças, edifícios e qualquer outro espaço urbano que permita a sua fruição directa. (…)


IV


Veja mais AQUI para compreender a sofreguidão do Barreiro Novo em apresentar Obra no Largo das Obras .


























Boa tarde.

15 maio 2010

(678 ) AS BOCAS DO REGIME.

Ler isto

AQUI do PSD na Assembleia de F. do Barreiro como uma “recomendação”
“(…) apela-se ao executivo municipal para «diligenciar, junto das forças de segurança”.
não lembra ao diabo , porquanto o edil afirmou face à insegurança na Cidade com a sua autoridade de orador profissional AQUI[em 23 de Fevereiro de 2010] na urbanização da escavadeira:
“O Presidente da CMB referiu que, numa reunião que vai ser solicitada pela Autarquia e presidentes de Junta à PSP
[…o presidente da Junta de F. do Barreiro não se lembrava disto?], este, bem como outros problemas de insegurança no Concelho, vão ser abordados”.

O que foi dito há três meses pelo presidente da C.M.B. não passou de uma conversa mole para impressionar ou esteve mesmo interessado em “apertar” com as forças de segurança?

Teria havido algum encontro entre a autarquia e as forças de segurança?

Perante o que se lê não houve e se houve a mensagem não foi passada.

II

Ninguém está interessado em acompanhar as “promessas” do edil, ou não levam muito a sério naquilo que se diz nessas Opções Participadas?

Esta “recomendação “ do PSD aprovada por unanimidade numa Assembleia de Freguesia vem comprovar a mediocridade da actual política barreirense ,com a complacência de todos, sobretudo do jornalismo inócuo que transcreve “estados de espírito “ a que ninguém liga nem acompanha o seu cumprimento,
para não “magoar” AQUI a categoria humana do edil.

III

Enquanto porta-voz do concelho e da sua população, o edil afirmou [adiamento da ponte Chelas/Barreiro] que o município do Barreiro vai “solicitar ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações UMA REUNIÃO “.
in JB 14maio2010 pg.7


Alguém estará interessado nisto?


IV

Pobre Barreiro!














Boa noite .

13 maio 2010

( 677 ) ESTÁTUA DE ALFREDO DA SILVA: DERRETÊ-LA OU ATIRÁ-LA PARA AQUI!

Estas fotos são de Março/Abril 2010.


Era aqui que eles queriam depositar a estátua de Alfredo da Silva

que se encontra no centro da Cidade desde 1965.

























no meio deste amontoado de casas degradadas , sem nexo, ao deus-dará



































Justificavam ser este o melhor local, por ficar à porta da CUF!












Qual porta ?













A da destruição da sua obra em 1975 ?













Depois, vieram as arquitectisses habituais que fizeram do arquitecto catalão Joan Busquets AQUIo bode expiatório ou do " intrujado que se pôs a jeito " :

" a localização da estátua foi uma escolha do arquitecto que a autarquia não interferiu ."
Uma das muitas trapalhadas da política à Barreiro Novo.

















Boa noite.